Dicas para encerrar o ano sem dívidas

Lista de presentes, organização de confraternizações e planejamento da viagem de férias são algumas das despesas extras típicas do fim de ano. Quando somadas aos gastos fixos do mês, elas podem prejudicar o orçamento. Para não correr o risco de entrar o ano novo cheio de dívidas vale a pena se planejar.
Para o professor de economia e finanças da DeVry | Metrocamp, Fabrício Pessato, a palavra-chave para esse período é prudência. “Com o 13º e o ímpeto consumista que as festas de fim de ano provocam, a regra de controlar os gastos torna-se uma obrigação”, alerta o especialista.

Para ajudar, o professor da DeVry | Metrocamp dá três dicas simples para encerrar o ano sem dívidas:

Não deixe as festas de final de ano atropelarem seus gastos do mês! ??? Tome cuidado para que as compras de final de ano, ao se somarem com os gastos regulares do mês, não se transformem em um problema financeiro. Faça a lista de todos os gastos do mês, fixos e as compras de fim de ano, depois confronte esses gastos com a renda familiar;
Cuidado com os juros no final do ano! ??? Em geral, os juros no comércio aumentam próximo ao Natal. Por isso, prefira sempre pagar à vista se houver um bom desconto. Se o parcelamento for inevitável, fique atento não somente ao valor das parcelas, mas também ao valor total da compra, multiplicando o número de parcelas pelo valor da parcela;
Planeje o uso do seu 13° ??? O 13º cria uma sensação de riqueza temporária que pode se tornar um pesadelo caso os gastos ocorram sem moderação. Anote todos os gastos extraordinários, somando-os aos anteriores para ter uma noção de quanto se está gastando. E lembre-se: todo início de ano há despesas com IPTU, IPVA, rematrícula e material escolar. Guarde uma parcela do 13º antes de iniciar os gastos de final de ano. Pode ser uma excelente oportunidade para de fato fazer com que o próximo ano seja diferente.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE