Dicas para acertar na escolha da carne para o churrasco

Uma ótima oportunidade para reunir a família no almoço de domingo, o Dia dos Pais é a chance perfeita para fazer um bom churrasco, com clima descontraído e muita animação para homenagear o paizão. O sucesso desse churrasco depende da escolha das carnes e, por isso é importante comprar cortes de boa qualidade para agradar ao paladar de todos.
“A escolha das carnes depende do gosto de cada pessoa. Cortes magros, como alcatra e fraldinha, são os mais indicados. Se quiser uma picanha, por exemplo, retire a gordura depois que a carne estiver pronta. Agora, o mais importante é ficar atento a procedência, aparência e temperatura para comprar carnes saudáveis e de qualidade”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Letícia Amaral.
Confira as 3 dicas da profissional:
Verifique a procedência ??? a carne precisa ter o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). O carimbo SIF indica que a carne é procedente de bois inspecionados e vacinados;
Avalie a aparência – verifique se a carne apresenta cor vermelho-claro e consistência firme. Carnes de cor escura ou com manchas cinzas e verdes nunca devem ser consumidas;
Atenção à temperatura – não compre carne exposta à temperatura ambiente, elas devem sempre ser vendidas resfriadas ou congeladas. Se estiver resfriada deve ser consumida em até três dias. Já as carnes congeladas podem ser conservadas de três meses a um ano.
A nutricionista do Oba Hortifruti sugere ainda algumas receitinhas para o churrasco:
Fraldinha na grelha com manteiga de ervas
Ingredientes
1 peça de fraldinha
Sal rosa do Himalaia
 
Manteiga de ervas
200 gramas de manteiga sem sal
Sal rosa do Himalaia a gosto
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de ervas picadas (alecrim, salsa, manjericão, tomilho)
1 pimenta dedo de moça pequena picada
 
Modo de preparo
Passe em toda a peça o sal rosa e deixe descansar por alguns minutos para absorver o tempero. Coloque a fraldinha sobre a grelha. Asse por cerca de 10 minutos de cada lado. Em uma tigela, utilizando um garfo, bata a manteiga em temperatura ambiente até atingir ponto de pomada. Acrescente o azeite, as ervas e a pimenta. Misture bem. Feche com filme plástico e leve ao freezer por 24 horas. Na hora de servir, com a carne ainda bem quente, fatie a manteiga ainda congelada em rodelas finas e sirva sobre a carne fatiada. A manteiga irá derreter dando um sabor especial a carne.
 
Picanha grelhada no espeto com vinagrete aromático
Ingredientes
1 peça de picanha (1 kg)
Sal rosa do Himalaia
Vinagrete aromático
1 cebola bem picada
2 dentes de alho bem picados
3 ramos de salsa picada
3 tomates sem pele e sementes cortados em cubos pequenos
1 pimenta malagueta picada
1 colher (sobremesa) de tomilho
1 colher (sobremesa) de orégano
1 colher (café) de cominho moído
1 colher (sobremesa) de páprica picante
Raspas de casca de ½ limão
50 ml de vinagre
100 ml de vinho branco
¼ de xícara (chá) de azeite
Sal a gosto
Modo de preparo
Corte a picanha em steaks altos e tempere-os com o sal rosa do Himalaia. Dobre os steaks e disponha-os em um espeto. Leve à churrasqueira por cerca de 20 minutos, virando sempre dos dois lados até ficar no ponto desejado ??? bem dourado por fora e suculento por dentro. Corte os steaks no próprio espeto em fatias finas. Caso deseje que fique ao ponto ou bem passado, retorne a churrasqueira por mais alguns minutos. Em uma tigela misture todos os ingredientes do vinagrete. Retire a gordura lateral na hora de consumir e sirva acompanhado do vinagrete.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE