Dia dos professores , origem e desafios

Em 15 de Outubro de 1827, Dom Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, prevendo a instituição de escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. 
O mesmo dia já havia sido consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, defensora da educação, pensamento livre e do direito das mulheres a terem acesso à educação. Atualmente, ela é considerada padroeira dos professores e professoras. 
No decreto constava a proposta de regulamentação do ensino, direitos trabalhistas aos professores e quais conteúdos deveriam ser ministrados. ??s meninas era determinado o ensino do bordado, artesanato e afazeres domésticos, excluindo as disciplinas de matemática e geometria. Passados 21 anos, um grupo de professores liderado por Salomão Becker defendeu a ideia de criar um dia em homenagem aos professores, pois seria uma forma de dar uma pausa no longo período letivo que iniciava em junho e só terminaria em dezembro. 
Tendo como referência o decreto de Dom Pedro I, a data escolhida foi o dia 15 de outubro, que só se tornaria data oficial em 1963, já no Governo de João Goulart. Estamos próximos de mais um dia 15 de outubro e as demandas da educação sofreram alterações de acordo com o seu tempo. Hoje em dia não temos mais a imposição da escola apartada por gênero e as meninas podem aprender sobre geometria, matemática e física, mas também temos novos problemas: professores tem que lidar com desrespeito, indisciplina e violência e muitas vezes, o jovem é reflexo do seu contexto familiar desestruturado. 
Mais que um dia de celebração, é preciso valorizar a atuação dos docentes em todos os níveis da educação, oferecer apoio, melhores condições de trabalho e salários adequados. Cuidar dos nossos professores é a forma mais concreta de homenageá-los.  
Milena Gomes Soares Professora de História e Geografia Contato: [email protected]

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE