Dia Da Árvore. Dall’Orto ganha praça no dia

O Dia da Árvore foi comemorado nesta sexta-feira em Sumaré com a entrega de mais uma Praça Sustentável ??? desta vez no Jardim Dall???Orto, além do plantio de novas árvores pela cidade e ainda com a distribuição gratuita de mudas à população. A nova praça sustentável fica na Rua Félix Gomes dos Santos e recebeu uma linda decoração produzida por meio do reaproveitamento de pneus. Durante a inauguração, alunos da Escola Municipal André Denadai e crianças do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) Dall???Orto/CAIC, atendidas em parceria com a Associação Recanto Tia Cecília, fizeram o plantio de manacás e de mudas de flores dentro dos objetos.
De possíveis inimigos para a saúde pública, servindo de criadouro para o Aedes aegypti ou ainda como poluidores do ar com a fumaça tóxica liberada pela borracha queimada, os pneus são transformados em ???esculturas??? de animais ou outros objetos com o tema ambiental, visando incentivar na comunidade a preservação da fauna e da flora. Após instalados nas praças, os pneus recebem terra e plantas em seu interior, a fim de evitar justamente o acúmulo de água. Este plantio é sempre realizado pelas crianças atendidas nos SCFVs e escolas municipais.
???As praças sustentáveis vêm com o objetivo de lembrar e conscientizar nossa população sobre a importância de preservar o meio ambiente, reutilizar materiais e cuidar do espaço em que vivemos, deixando nossa cidade mais bonita e alegre. Mas, além disso, é também um importante projeto social, que promove a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade, por meio das oficinas de artesanato realizadas em parceria com o IBQ (Instituto Bem Querer). São as nossas famílias que transformam os pneus nessas verdadeiras obras de arte???, explicou o prefeito Luiz Dalben.
???Envolver a comunidade nesse processo é essencial para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. Este projeto é o olhar social junto de ações de valorização e preservação do meio ambiente, para que possamos garantir mais qualidade de vida a todos???, completou Mara Dalben, presidente do Fundo Social de Solidariedade, um dos idealizadores das praças sustentáveis ao lado da Secretaria Municipal de Inclusão Social. 
A inauguração contou também com a presença do secretário municipal de Comunicação, José Vilalon Filho, e dos vereadores Dudu Lima, Ney do Gás e Fabinho.
MAIS A????ES
Após a entrega da Praça Sustentável, ainda em comemoração ao Dia da Árvore, cerca de 130 alunos da Escola Estadual Luiz Campo Dall???Orto Sobrinho realizaram o plantio de mudas fornecidas pela empresa Villares Metals em áreas verdes do Jardim Dall???Orto, inclusive no novo bosque que está sendo implantado no bairro, nas proximidades da escola. A ação contou também com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Barijan.
Já as crianças e adolescentes do SCFV ??ngelo Tomazin, região do Maria Antonia, fizeram o plantio em uma praça do bairro e os membros do SCFV Salerno plantaram mudas nas proximidades de onde recebem o atendimento social.
Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente também montou uma tenda na Praça das Bandeiras, no Centro, e distribuiu gratuitamente à população durante todo o dia cerca de 120 mudas de árvores, de variadas espécies.
As ações em comemoração ao Dia da Árvore continuam no dia 27, com as crianças e adolescentes atendidos no SCFV São Judas, que também realizarão o plantio de mudas nas redondezas do espaço.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE