‘Dia D’ contra a gripe é neste sábado

Acontece neste sábado, dia 12, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Centro, Jardim São Jorge e Jardim Alvorada estarão abertos das 8h às 17h para imunização dos pacientes dos grupos prioritários.

A Campanha de Vacinação teve início em abril com imunização feita em etapas. De acordo com o cronograma passado pelo Ministério da Saúde, já podem ir aos postos de saúde para se imunizar os profissionais de saúde, indígenas e as pessoas com 60 anos ou mais, além de crianças entre 6 meses e 5 anos de idade incompletos, gestantes e puérperas. Nesta quarta-feira, dia 09, inicia a vacinação do terceiro e último grupo de pacientes, formado por pessoas com doenças crônicas, professores e pessoas privadas de liberdade.

Responsável pela Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Paula Mestriner afirmou que no sábado pacientes de todos os grupos pré-determinados pelo Ministério da Saúde poderão ser imunizados. “Eles deverão comparecer munidos da caderneta de vacinação. ?? importante esclarecer que estão sendo vacinadas apenas as pessoas que se enquadram nos grupos considerados prioritários. Pacientes que não se encaixam no perfil, mas querem se imunizar, devem recorrer à rede particular”, disse.

Secretário de Saúde, Vanderlei Cocato afirmou que a abertura dos postos de saúde no sábado tem o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas. “Muitas pessoas não conseguem ir durante a semana no posto de saúde para se imunizar, por isso, nossas equipes estarão a postos no sábado atendendo os pacientes”, explicou.

De acordo com projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Nova Odessa cerca de 10 mil pessoas que devem ser imunizadas na cidade. Deste total, cerca de 5,7 mil são idosos e 3 mil crianças.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica alertou que a vacina tem caráter preventivo e que é realizada nesta época por ser o período de circulação do vírus. “A gripe, se não tratada de forma correta, pode matar. ?? importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se imunizem. Elas estão se protegendo e garantindo também a saúde dos seus familiares e da comunidade”, disse.

A Gripe H1N1 é causada pelo vírus Influenza A H1N1, porém mais forte do que aquele que estamos acostumados. Febre acima de 39º, dor no corpo e de cabeça, tosse, dor no peito e evolução para desconforto respiratório estão entre os sintomas da doença. Os pacientes que apresentem este quadro devem procurar atendimento no pronto-socorro ou UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE