Devemos apoiar os empreendedores locais

 Devemos apoiar os empreendedores locais

Em anos eleitorais, muitos se fala em “atrair empresas” para “gerar empregos” nas cidades. Aparentemente faz sentido, pois novas empresas precisam de novos funcionários. O que ninguém se propõem a fazer, no entanto, pode ser muito mais eficaz para obter o resultado desejado.

Precisamos, em primeiríssimo lugar, apoiar os empreendedores locais. Devemos de imediato oferecer as melhores condições possíveis às empresas instaladas na cidade, que têm potencial para aumentar sua produtividade.
A atração de empresas demanda um esforço tremendo para convencer o novo empresário a se instalar em Americana em vez de ir para outra cidade ou estado. Esta argumentação inclui a oferta de benefícios fiscais cada vez maiores para competir com outros municípios. ?? praticamente um leilão: quem dá mais leva o prêmio.
Já o incentivo ao empreendedor instalado na cidade tem outras vantagens. A primeira delas: o empresário local conhece o município e a oferta de profissionais existente. ?? um fator a ser considerado uma vez que o incentivo necessário para ampliar uma linha de produção, por exemplo, pode ser menor e trazer resultados mais rápidos do que aquele capaz de erguer uma empresa “do zero”.
Segundo: todo empreendedor deseja ver seu negócio e sua cidade prósperos. O esforço para vencer a burocracia assegura que o empreendedor acredita em sua ideia, em seu negócio e nas pessoas que caminharão com ele em busca do sucesso profissional.
Terceiro ponto: as administrações têm capacidade de formar profissionais de acordo com a demanda local. Em cidades com tradição têxtil, como é o caso de Americana, é comum a oferta de cursos gratuitos para capacitar trabalhadores.
Os componentes para o crescimento econômico estão disponíveis. ?? preciso uni-los para obter o melhor resultado: a geração de emprego e renda.
Chico Sardelli é empresário e presidente do PV em Americana. Fones (19) 3461-7887 | (19) 3461-3737

Relacionados

Leave a Reply