Detran SP emitiu 764 mil emplacamentos de veículos novos

São Paulo, 10 de maio de 2021 – No período da pandemia de covid-19, entre março de 2020 e março de 2021, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) emitiu 764.252 registros de emplacamentos de veículos novos no Estado de São Paulo. Desse total, 32.218 foram atendimentos presenciais. O emplacamento digital de veículos 0KM, que começou a ser oferecido a partir de 27 de maio de 2020, é uma alternativa ágil e rápida para o cidadão. O registro e emplacamento digital de veículos novo deve ser realizado por meio dos canais digitais do órgão, contemplando todas as fases do processo: pagamento de taxa de primeiro registro, envio dos documentos, recolhimento do IPVA, impressão e download do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – digital).

Para requisitar a abertura do serviço, é necessário que o proprietário do veículo realize o pagamento da taxa de primeiro registro, no valor de R$ 355,80, por intermédio do aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou nas casas lotéricas, informando o CPF/CNPJ no instante em que fizer o recolhimento da taxa.  Efetuada a operação junto a instituição financeira, a solicitação deve ser feita pelo site do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) na aba “registro de veículo 0KM”. Para isso, o proprietário deve ter em mãos as notas fiscais (fabricante e consumidor final), RG, CPF, comprovante de endereço, decalque do número do chassi e a taxa de primeiro registro recolhida. Todos os documentos deverão estar digitalizados para abertura do serviço on-line.

O cidadão pode acompanhar sua solicitação pelo portal do Detran.SP na aba “acompanhamento de serviços de veículos”. Nessa funcionalidade, é possível consultar o status da solicitação, se falta algum documento e se a guia de IPVA já está disponível para pagamento. Para conclusão do serviço é necessário o envio on-line do comprovante de recolhimento do IPVA (primeira parcela ou integral). Finalizado o processo, o proprietário terá a confirmação do registro do veículo e acesso ao código de segurança do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – digital) no serviço de “acompanhamento de serviços de veículos”. Para acessar o CRLV-e em formato digital é necessário baixar o app Carteira Digital de Trânsito – CDT.

Caso opte pelo licenciamento impresso, é possível baixar e imprimi-lo pelo portal do Detran.SP no serviço “Licenciamento do veículo (CRLV-e)”. Para efetuar o acesso, é necessário fazer o login e informar o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e a senha. Preencha o seu CPF/CNPJ, RENAVAM e PLACA e insira seu número de celular para envio de SMS com o código de segurança a ser informado na solicitação de licenciamento.

Após obter o licenciamento digital (CRLV-e), o cidadão poderá contratar a estampagem da placa em um estampador credenciado pelo Detran. A relação de estampadores credenciados pode ser obtida no Portal Detran.SP.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE