Denis sanciona Semana de Conscientização Antitabaco

Acompanhado de alunos do 5º ano da Emefei Professora Antônia Dagmar de Almeida Rosolen, o vereador Paulo Monaro (SD) esteve reunido, hoje (5), no Paço Municipal, com o prefeito Denis Andia (PV). Durante o encontro, o chefe do Executivo sancionou a Lei Municipal 4.128/2019, que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização Antitabaco, proposta pelo vereador Monaro, com base em sugestão apresentada por esses estudantes durante o projeto Câmara do Futuro, promovido pelo Legislativo.
A referida lei prevê que essa semana de conscientização será promovida, anualmente, na última semana do mês de maio, por ocasião do ???Dia Mundial Sem Tabaco???, celebrado em 31 de maio. Além de conscientizar sobre os malefícios do uso contínuo do tabaco, nesse período serão realizadas atividades e exames sobre os riscos de fumar. Pessoas com mais de 40 anos e fumantes há cinco anos ou mais serão convidadas para uma avaliação por meio de testes de função pulmonar. Assim, os pacientes identificados com problemas receberão informações para tratamento médico.
 Na Exposição de Motivos do projeto, Paulo Monaro considera que o cigarro contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, das quais 50 são cancerígenas. ???O tabagismo aumenta a incidência de doenças como bronquite crônica, enfisema pulmonar, derrames e infartos. São pelo menos 50 doenças reconhecidas pela OMS ??? Organização Mundial da Saúde. Além disso, faz mal até para quem não fuma, já que o fumo passivo aumenta em 25% os ricos de doenças cardíacas???, comentou na propositura. Nesta tarde, o vereador agradeceu ao prefeito, por ter entendido a importância dessa lei e a sancionado, assim como aos alunos da Emefei Antônia Dagmar, que apresentaram essa sugestão tão relevante para a saúde dos munícipes.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE