Defesa Civil vai ensinar criançada

As crianças de Educação Infantil da rede pública na Região Metropolitana de Campinas receberão em sala de aula noções de Defesa Civil e Meio Ambiente, em ação de parceria entre os 20 municípios e o Governo do Estado. Através do programa desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, os alunos serão preparados pela grade curricular da escola, tanto municipal quanto estadual, a identificar e a saber agir em diferentes situações de riscos, como enchentes, afogamentos, deslizamentos, entre outras circunstâncias da natureza.

Neste sentido, os municípios da RMC firmaram convênio com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil hoje na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, realizada no município de Holambra. O projeto foi apresentado pelo Coronel P.M. José Roberto Rodrigues de Oliveira, que destacou a importância do convênio para que os municípios atendam às exigências da Lei nº 12.608, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para a qual deve-se adotar medidas necessárias à redução dos riscos de desastres. Uma das ferramentas principais do programa é o ‘game’ Defesa Civil: A Aventura, em que os alunos aprendem de forma didática. “?? dever dos órgãos públicos promover as medidas necessárias e este jogo é uma ferramenta repassada às crianças. A preparação para enfrentarmos as situações de risco passa necessariamente pela Educação das nossas crianças”, afirma o Coronel José Roberto.
            A reunião do Conselho foi presidida pelo Vice-Presidente – Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste ??? Denis Andia. Na ocasião o Presidente e Prefeito de Itatiba – João Fattori – não pôde comparecer devido à gravidade da situação do município depois das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. Além do então Presidente ??? Denis Andia, o andamento da reunião contou também com o anfitrião ??? Fernando Fiori de Godoy.
Também esteve presente o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos ??? Edmur Mesquita, que tratou a respeito do processo de implantação das regiões metropolitanas do Estado. Segundo Dr. Edmur, ainda neste primeiro semestre o Estado de São Paulo terá institucionalizada a Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que será a sexta região metropolitana a ser implantada e contará com 34 municípios).
A reunião teve ainda apresentação do resultado do Programa Metropolitano de Inclusão e Atenção à 3ª Idade, realizado de forma inédita pela Agemcamp e Conselho de Desenvolvimento Metropolitano em parceria com a PUC Campinas. De acordo com a professora responsável pelo curso ??? Profa. Jeanete Liasch M. de Sá, a parceria foi fundamental para que o projeto, que teve duração de dois anos, reunisse dados de extrema importância para o aprimoramento das ações no que tange o atendimento público aos idosos e para o desenvolvimento de ações regionais voltadas a eles. “Foi um momento rico em troca de experiência e de preparação dos agentes que atuam diretamente no atendimento aos idosos em seus municípios”. O curso também possibilitou a criação de 30 projetos para esta área.
 
Observatório Metropolitano da RMC
 
Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento os membros foram apresentados ao Observatório Metropolitano da RMC – um instrumento de compilação, produção e análise de dados georreferenciados acerca de temas sociais, ambientais e de desenvolvimento econômicos, relativos à Região Metropolitana de Campinas. Os trabalhos foram apresentados pelo Diretor do Observatório Metropolitano e técnico da Agemcamp ??? Sergio Machado. Segundo a Diretora Executiva da Agemcamp ??? Ester Viana ??? “o Observatório Metropolitano é fonte importante de informações qualificadas como gráficos e indicadores que apontam o desenvolvimento regional em diversas áreas, sendo inclusive muito utilizado por profissionais da mídia e pesquisadores”.
Com uma média mensal de 6.390 acessos, o Observatório Metropolitano de Indicadores (OMI) da AGEMCAMP atingiu em 2015 a marca de 76.685 visualizações. O Obsevatório Metropolitano pode ser acessado no site da Agemcamp no endereço www.agemcamp.sp.gov.br/observatorio

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE