Defesa Civil de Sumaré divulga balanço de 2019

A Defesa Civil de Sumaré, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura, divulga balanço de atividades desenvolvidas durante o ano de 2019. Foram 193 ocorrências atendidas, entre elas, vistorias em edificações residenciais, comerciais e públicas (82 atendimentos), e vistorias de campo (36 ocorrências), córregos e pontes em risco (24 averiguações). Os meses de janeiro e maio foram os que mais registraram ocorrências.

As atividades incluem vistorias em vegetação de risco e erosões, além do atendimento a casos de incêndios residenciais, comerciais, florestais e em mata rasteira. A Defesa Civil também realiza orientações técnicas, cursos, palestras e inspeções de segurança em escolas do município.

O trabalho da Defesa Civil acontece em parceria com as secretarias municipais de Governo, Obras, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Inclusão Social, ???com o objetivo de elaborar e colocar em prática ações preventivas, assistenciais e de recuperação em casos de eventos adversos, visando minimizar os impactos à população e restabelecer a normalidade social???, explicou o Coordenador de Operações da Defesa Civil de Sumaré, Raymundo Machado do Prado.

As ações de prevenção foram intensificadas nos últimos três anos e a população está colhendo os resultados. A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, vem reforçando a limpeza nos rios do Município ??? Quilombo e Tijuco Preto ??? focando os principais pontos de alagamento e, até o momento, não há registro de casos de enchentes como aconteciam no passado.

???A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem o mapeamento das chuvas na região, onde vários municípios já sofrem com os casos de alagamentos. Em Sumaré, a Defesa Civil monitora, durante 24 horas, as áreas de risco e realiza trabalho de orientação à população a fim de prevenir em casos de alerta???, enfatizou o secretário de Segurança Pública, Ricardo Alexandre Zequin.

Visando respostas mais rápidas e qualificadas tanto na prevenção quanto no atendimento das equipes de emergência, refletindo na melhoria do atendimento à população sumareense, os agentes municipais de Defesa Civil passam, constantemente, por cursos de capacitação e atualização profissional. O último aconteceu em novembro de 2019 durante a 7ª Oficina Preparatória para Operações Chuvas de Verão, que aconteceu na cidade de Piracicaba. A capacitação foi promovida pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, com apoio do Instituto Geológico, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Somar Meteorologia, Cruz Vermelha Brasileira-São Paulo e Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado.

???Os períodos mais chuvosos são sempre motivo de preocupação para o Poder Público e, principalmente, para a população que mora próximo às margens dos rios. Em Sumaré, as ações de prevenção acontecem durante todo o ano. As nossas equipes estão empenhadas, adotando as medidas necessárias e à disposição da população a fim de evitar as enchentes e danos aos moradores???, concluiu o prefeito Luiz Dalben.

Em casos de emergência, os moradores devem acionar a Prefeitura por meio dos telefones 199 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 (Guarda Civil Municipal), disponíveis 24 horas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE