Defesa Civil de S.Bárbara segue com Operação Verão

Executar um trabalho de prevenção e assistência à população. A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste segue com a Operação Verão 2019/2020 até dia 30 de março. De 1º de dezembro de 2019, data início da Operação, até o momento, choveu o acumulado de 394 mm. Em 45 dias foram monitoradas 49 áreas pelas equipes, que atuaram também em diversas ações preventivas, como medidas antieenchentes, monitoramento meteorológico, PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) e vistorias nas áreas de risco.

O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, destacou que durante o verão podem ocorrer tempestades com grande quantidade de chuvas em pouco espaço de tempo, o que dificulta o escoamento das águas e, consequentemente, aumenta o número de ocorrências por conta de alagamentos e enxurradas. “Com as mudanças climáticas é possível que a chuva que deveria ser distribuída durante o mês caia em poucos dias ou em poucas horas. Com isso, o solo já saturado pelo período chuvoso possibilita pontos de alagamento”, explicou Gobbi.

Ainda de acordo com o secretário, ações da Prefeitura minimizaram danos. “Esse é o compromisso do prefeito Denis Andia de realizar obras na cidade que mudem a realidade da população. Basta lembrar que antes de 2013 não precisava chover muito para que ocorressem alagamentos e hoje com ações da Prefeitura o registro de ocorrências é bem menor”, comentou. “Para se ter uma ideia, no último final de semana, em cerca de três horas, choveu 77 mm, o que era esperado para três dias. Mesmo com essa chuva torrencial a água que avançou a via pública teve seu escoamento rápido e seu volume de transbordo foi bem abaixo do que as outras vezes”, relatou o secretário.
Além de monitorar e vistoriar várias regiões da cidade nesta ação, o órgão barbarense atua no desenvolvimento de ações de gestão de riscos, realiza Planos de Contingência e Operações, como Verão e Estiagem, monitoramentos, vistorias de campo e técnica, auxílio ao Setor de Trânsito e apoio aos demais setores da Administração Pública, prestação de Serviço Comunitário, adota medidas antecipadas, promove orientações quanto à conservação do meio ambiente e palestras em escolas. A atuação do órgão é feita por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais contratados e voluntários.

Em trabalho intersetorial e ininterrupto com diversas secretarias da Prefeitura, a Defesa Civil promove ações preventivas durante todo o ano, auxiliando para que os eventos naturais tenham menor impacto possível no dia a dia da população. Dentre elas está o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos, a manutenção da área de contenção no Jardim Conceição, a limpeza de galerias pluviais, bocas de lobo e desobstrução de aduelas, além de um Comitê de Crise que promove um atendimento de resposta rápida quando necessário.

A sede do órgão está localizada na Rua da Agricultura, 3.500, no Distrito Industrial. O telefone de contato é 199 (plantão 24 horas) ou 3454.3075 (das 8 às 16 horas).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE