Dança, canto e música instrumental em Americana

A simbologia do fio é o que representa a intermitência do ciclo vida-morte-vida e as oposições que compõe a jornada humana: força e delicadeza, ligação e rompimento, resistência e vulnerabilidade. Assim é Fino Fio, espetáculo de dança, canto e música instrumental acontecerá no Teatro Municipal Lulu Benencase, no dia 24 de março, às 21 horas, com a idealização de Maria Eugenia Almeida e Flora Poppovic, a direção de Cristiano Meirelles e a direção musical de Alexandre Ribeiro.

No espetáculo, a partir dessa alegoria, a criação musical e a performance conduzem a uma atmosfera poética que busca estimular o público à reflexão e ao riso. A base gestual do espetáculo, assim como sua concepção e criação musical advém das pesquisas em torno das danças tradicionais brasileiras. Além disso, as procissões religiosas em suas travessias e cânticos, as figuras mascaradas utilizadas em rituais mexicanos de morte, ou a poesia popular brasileira, são recriadas e transpostas para a cena convidando o público a adentrar em uma atmosfera poética e reflexiva.

Além do espetáculo, o projeto inclui a realização da oficina gratuita “Danças Brasileiras”, também no dia 24 de março, às 10 horas (com duas horas de duração), na Fábrica das Artes. Com o objetivo de transmitir e refletir sobre as referências artísticas e sociais oriundas das festas tradicionais brasileiras, essas oficinas serão direcionadas a um público amplo: de leigos a apreciadores de dança, de jovens a idosos, e ainda pessoas em situação de vulnerabilidade como refugiados e vítimas de violência. As inscrições deverão ser feitas através do email: [email protected]

O projeto é contemplado no PROAC 2017 e apresentado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura. “FINO FIO” irá circular por 10 equipamentos culturais do Estado de São Paulo, nas diversas regiões da capital e em quatro cidades do interior paulista. O projeto conta igualmente com uma proposta de Oficinas intituladas “Danças tradicionais brasileiras como uma ferramenta de desenvolvimento humano”. Com o objetivo de transmitir e refletir sobre as referências artísticas e sociais oriundas das festas tradicionais brasileiras. A oficina é destinada a todos os públicos: leigos, apreciadores de dança, de jovens, idosos, e ainda pessoas em situação de vulnerabilidade como refugiados e vítimas de violência.

FICHA T??CNICA
Elenco: Maria Eugenia, Flora Poppovic, Alexandre Ribeiro, Matheus Prado e Alencar Martins.
Idealização: Maria Eugenia Almeida e Flora Poppovic
Direção: Cristiano Meirelles
Direção musical: Alexandre Ribeiro
Criação musical: Alexandre Ribeiro, Alencar Martins, Cristiano Meirelles.
Desenho de Luz: Marisa Bentivegna
Cenário e Figurino: Eliseu Weide
Gerenciamento Executivo: Joca Paciello
Produção: Fernanda Vilela

SERVI??O:
ESPETÁCULO FINO FIO
Local: Teatro Municipal Lulu Benencase ??? Rua Gonçalves Dias, 696 ??? Jardim Girassol – Americana ??? Tel: 19 3408.8010
Data e horário: 24/03, às 21h
Ingressos gratuitos
Aceitam a doação de 1kg de alimento não perecível.

OFICINA
“Danças Brasileiras”
Local: Fábrica das Artes ??? Rua Dr. Cícero Jones, 146 ??? Vila Redhler ??? Americana – SP
Data e horário: 24/03, sábado, 10h até 12 hs.
Informações e inscrições: [email protected]
ATIVIDADE GRATUITA

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE