DAE Sumaré comemora dia da água

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje, dia 22 de março, o DAE (Departamento de Água e Esgotos) de Sumaré, ressalta a grande importância em conscientizar a população sobre o uso consciente dos recursos naturais do planeta, como a água. 
Assim, aproveitando a comemoração da data, o presidente da autarquia, Valmir Ferreira da Silva, renova o apelo à população para que use a água da forma mais racional possível, economizando ao máximo, sem desperdício; como lavagens de carros e calçadas, torneiras abertas sem necessidade etc. Para ele, o momento exige conscientização de todos.  
DAE e Dicas: São muitas as dicas para o uso consciente da água. E, algumas delas são atitudes simples, como reduzir o tempo do banho diário em que uma só pessoa gasta 20 litros de água por minuto. Uso moderado de sabão em pó, detergente e todo o material de limpeza também são essenciais, assim como manter as torneiras sem vazamento, e não limpar o chão com água.
Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Alerta  Agora no outono, a seca já levou municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a iniciar campanhas para economia de água, alertando a população, devido já estar assistindo hoje à falta de água para 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), que adverte que em 30 anos a procura pela água vai crescer ainda 30%. 
Por isso, precisa-se aprender a preservá-la, assim como recuperar e manter intactas as matas ciliares e os olhos d´água. A água é tão essencial para os seres vivos que sem ela uma pessoa fica desidratada e morre em dois dias.  Com plantas e animais não é diferente. Apesar de tudo, a grande maioria da população não tem consciência da importância de reduzir o consumo.
Quando limpa, a água é fonte de vida, oferece saúde. Contaminada, ela dissemina uma série de doenças como hepatite, verminoses, diarréia e cólera, o que pode ser evitado com acesso a saneamento básico, coleta de lixo e drenagem urbana.Para o consumo humano e animal a água precisa ser potável para o consumo sem riscos para a saúde. Os requisitos que a fazem potável são: ser inodora (sem cheiro) incolor (sem cor) ter sabor indefinido.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE