DAE SB explica “água suja”

Diante das reclamações de ???água suja???, que envolve parte da região central e bairros adjacentes, o DAE de Santa Bárbara d???Oeste esclarece que a situação ocorre devido às constantes manutenções nas tubulações antigas que compõe a rede de distribuição de água tratada dessa microrregião. Para minimizar os reparos, o departamento está priorizando os trâmites licitatórios para a continuidade das obras de substituição de redes e adutoras desses pontos considerados precários.O DAE afirma que essa situação, atípica em Santa Bárbara d???Oeste, nada tem a ver com o tratamento da água, que continua atendendo a legislação do Ministério da Saúde, portaria 2914/2011, e mantém a distribuição do líquido na cidade com a ótima qualidade que diferencia dos outros municípios. Após cada intervenção em rompimentos de redes, onde a terra acaba adentrando nos tubos e se mistura na água tratada, ocasionando o aspecto de ???água suja??? nas torneiras das casas, o DAE realiza descargas na tubulação envolvida com intuito de limpar a mesma e deixar voltar a turbidez e a cor normal da água para as residências atingidas. Ação que pode se repetir no dia seguinte ao reparo.Dentre os pontos de descarga, o hidrante da Av. Corifeu de Azevedo Marques, alvo recente de denúncia de pessoas que presenciaram o descarte da ???água suja??? proveniente do conserto da adutora que se rompeu por três vezes seguidas, nesta semana, é parte integrante. Diante do período de estiagem que estamos vivenciando, tal procedimento causou suspeita nos munícipes de desperdício da água por parte do DAE. A medida é considerada necessária para esses casos.O DAE pede a compreensão dos moradores que passam por esse incômodo e orienta os moradores que fechem o registro de entrada da água das suas residências quando notarem a falta d???água na rua, e aguardem até que o reabastecimento volte ao normal. Com isso, evita que partículas de terra retornem junto com a água para os reservatórios próprios dos imóveis, quando do restabelecimento da água. Para informações e reclamações, o DAE disponibiliza o nº 0800-770-3459, canal direto com o consumidor.

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