Edit

DAE reforça proteção de manancial com plantio de árvores

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste já plantou neste ano cerca de duas mil mudas de diversificada espécie de árvores nativas de ocorrência regional em uma extensa área localizada próxima a região de cabeceiras (nascentes) da Represa Areia Branca ??? uma entre as três represas responsáveis pelo abastecimento do município. Desde a semana passada, esse novo trecho da mata ciliar recebeu mais 900 mudas pela Divisão de Meio Ambiente da autarquia, que passa agora a intensificar as ações no local onde irá plantar mais de 11 mil mudas de árvores.

A área possui sete hectares e, segundo a projeção do setor, deverá estar preenchida com as mudas até o fim deste ano. O procedimento no plantio consiste na utilização do produto hidrogel, que atua na hidratação contínua das plantas, principalmente no período de estiagem, e de adubos específicos que auxiliam no desenvolvimento das mudas.

Com trabalhos manuais e mecânicos, as ações de proteção dos mananciais são realizadas pelo DAE no decorrer do ano por meio do plantio e da restauração das funções ecológicas das matas, que compreendem manutenções, como reflorestamento, limpeza e a construção de aceiros que inibem a propagação de possíveis focos de incêndios.

São diversas as ações que asseguram a preservação dessas coberturas vegetais que atuam na manutenção da qualidade da água dos mananciais que abastecem Santa Bárbara d???Oeste. Esses cuidados são também transferidos para nascentes de córregos no município, como é o caso do Mollon, cuja nascente fica no Parque dos Jacarandás.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE