DAE prossegue com nova captação no rio Piracicaba

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana prossegue com os trabalhos para a construção de nova captação de água no rio Piracicaba, na região do bairro Carioba. Nesta terça-feira (15), foi realizada a terceira etapa do processo de explosão para a decomposição de rocha no local.

Segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, a explosão desta terça-feira atendeu a expectativa e outras deverão ser programadas. ???Foi feita uma explosão de corte, aproximando o canal à margem do rio para ter mais tranquilidade de operação. Como a entrada de água aumentou, o trabalho está sendo feito com o sistema de bombeamento, esvaziando o fosso o tempo todo. Agora o trabalho todo é remover este material e deixar livre o local num prazo de 10 a 15 dias. Posteriormente, iremos avaliar uma nova detonação e fazer a previsão para o início das obras construtivas efetivamente???, explicou Zappia.
Americana vai investir cerca de R$ 12 milhões na obra, possibilitando que o município tenha um sistema completo de captação de água. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões. O prazo de conclusão da obra é de 15 meses.
O processo para a implantação da nova captação teve início em outubro de 2017, com a realização da etapa de limpeza e determinação topográfica. Na próxima etapa, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação, segundo o DAE.
Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 70.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE