DAE promove palestra sobre febre maculosa aos funcionários

Causas, sintomas, prevenção, tratamento e diagnóstico da febre maculosa foram os assuntos abordados na manhã desta quarta-feira (9) pelo palestrante Wilson José Guarda, médico veterinário e coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, de Santa Bárbara d???Oeste, aos funcionários do DAE (Departamento de Água e Esgoto) do município e trabalhadores terceirizados. O evento faz parte das ações de promoção à saúde e segurança do servidor, de iniciativa da Divisão de Recursos Humanos da autarquia.

Na ocasião, o palestrante alertou aos colaboradores, principalmente os que atuam diretamente em Áreas de Preservação Permanente (APP), matas ciliares e margens de rios, lagoas e cursos d???água, sobre a atenção ao frequentar essas áreas que são habitadas por animais silvestres, os hospedeiros do carrapato do gênero Amblyomma, que é o principal vetor transmissor da doença, e na presença dos sintomas procurarem imediatamente o médico.

Guarda destacou aos cerca de 80 participantes da palestra a importância da prevenção. ???Na necessidade de estar nessas áreas de risco, o trabalhador deve ter a consciência de usar corretamente os equipamentos de segurança que são disponibilizados a eles a fim de evitar um possível contato com o carrapato???, disse. A palestra ocorreu no Centro de Treinamento ???Bepe Machado???, na garagem do DAE.
 
Sintomas
 

Os sintomas da febre maculosa são febre acima de 39ºC, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE