DAE oferece curso prático de primeiros socorros aos servidores

 DAE oferece curso prático de primeiros socorros aos servidores

Diante de uma série de capacitações que são oferecidas todos os anos aos funcionários, o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste iniciou um método diferenciado de promover um curso básico de primeiros socorros, denominado de ???Aprender fazendo???. De conteúdo rápido e prático, o curso é uma inciativa da direção da autarquia e visa preparar o servidor para atuar em salvamento de possíveis vítimas de ataque epilético, parada cardiorrespiratória, afogamento, hemorragias e engasgamento, uma vez que a grande maioria dos trabalhadores da autarquia atua em meio ao público.

Ministrado pelo diretor de Gestão de Recursos Hídricos do DAE, o engenheiro Carlos Augusto dos Santos, que possui conhecimentos específicos e se propôs voluntariamente, o treinamento é realizado todas as terças-feiras para pequenos grupos de funcionários, com duração de 40 minutos. Este método rápido e com número reduzido de participantes visa não atrapalhar o andamento dos serviços e dá oportunidade para que todos pratiquem os procedimentos básicos de primeiros socorros em adultos e bebês, utilizando, no aprendizado, bonecos e simulações entre os próprios funcionários.

???O objetivo é que o servidor possa estar preparado em ocasiões inesperadas que exijam prestar socorro imediato e poder contribuir para salvar vidas, até que profissionais especializados cheguem ao local. São conhecimentos que eles (funcionários) possam também difundir com seus familiares, amigos e junto aos colegas de trabalho, no dia a dia???, explicou Santos, que possui formação de socorrista e em resgate, tendo já auxiliado em áreas de desastres e catástrofes urbanas.

Iniciado no mês passado, o curso prevê atingir todos os servidores e as aulas ocorrem na sede administrativa do Departamento e no Centro de Treinamento ???Bepe Machado???, que fica no Centro Operacional ???Mauro da Bomba??? – Garagem. O DAE conta hoje com cerca de 380 funcionários. Até o momento, já participaram do curso cerca de 160 colaboradores.

Relacionados

Leave a Reply