DAE explode outra pedra para coletar água

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana executou, na manhã desta quinta-feira (26/04), o processo de explosão para a decomposição de rocha para a construção da nova captação no rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba. Essa foi a segunda detonação para a continuidade dos trabalhos.
???Provavelmente, será necessária mais uma intervenção deste tipo no local, mas ainda sem data definida. Agora, as máquinas irão retirar todo o material, as pedras, para a limpeza da área, que deverá durar uns dez dias???, explicou o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia.
O investimento nas obras da nova captação será de R$ 12 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões. O prazo de conclusão da obra é de 15 meses.O objetivo é assegurar que a população de Americana tenha um sistema completo de captação de água, segundo o prefeito Omar Najar. ???A captação atual está em operação desde a década de 1970. Portanto, é uma obra necessária e muito importante para a cidade???, disse o prefeito. 
A captação é um processo que envolve várias fases. De acordo com Zappia, envolve o gradeamento e o desarenamento, por exemplo, e ???a tomada de água é simplesmente a retirada de água diretamente no manancial. O sistema de captação é mais adequado e eficiente???, afirmou o diretor geral do DAE.O processo para a implantação da nova captação teve início em outubro de 2017, com a realização da etapa de limpeza e determinação topográfica. Na próxima etapa, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação, segundo o DAE.
Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 1970.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE