DAE aumenta reforço na barragem de represa

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste finalizou no último sábado (9) a obra de reforço da barragem de contenção da represa de Cillo, no Parque das Águas, que fica em área rural entre as estradas que dão acesso ao bairro Areia Branca e ao Cemitério dos Americanos. A intervenção, de caráter preventivo, foi realizada com recursos próprios da autarquia e teve início no final do ano passado pela equipe operacional.

O reforço na estrutura, que tem 190 metros de extensão e altura de cerca de cinco metros, contou com o calçamento dos taludes (paredes) que compreenderam a colocação de pedras de tamanhos grandes e médios. Já no topo da barragem, as máquinas trabalharam na movimentação de terra e espalharam pedriscos que ajudaram na sustentação do solo. Duas máquinas retroescavadeira, sendo uma hidráulica, atuaram na obra auxiliando a equipe.
???Trata-se de mais um trabalho preventivo da autarquia com intuito de garantir segurança ao cidadão barbarense. A manutenção do talude minimiza eventuais problemas e riscos ocasionados pelas chuvas, ventos e outros fenômenos climáticos que podem alterar a estrutura do mesmo???, comentou o diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan.
A medida será estendida também em outras duas barragens existentes no município, das represas Areia Branca e São Luiz, em data ainda a ser marcada pela equipe técnica do DAE.  Apesar das estruturas das barragens das represas se encontrarem estáveis, a autarquia trabalhará nesse sentido a fim de reforçar a segurança dos taludes.
História:
A barragem da represa de Cillo foi construída na década de 50 para abastecimento, na época, da usina açucareira de mesmo nome e, assim, sendo incorporada ao sistema de abastecimento de água do município. Hoje, essa reserva hídrica, com capacidade de reservação de 1,5 bilhão de litros, recebe as águas das represas Areia Branca e São Luiz e faz parte da microbacia do Ribeirão dos Toledos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE