Edit

DAE atua na manutenção de mata ciliar na Areia Branca

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d???Oeste trabalhou nesta semana na manutenção de uma nova área de mata ciliar à margem da Represa Areia Branca, onde, em 2019, a autarquia plantou cerca de 10 mil mudas de árvores nativas de diversificada espécie. A área fica próxima de nascentes, no limite de município com Sumaré e Monte Mor, e reforça a mata ciliar já existente no local. O plantio está inserido no programa de recuperação e proteção dos mananciais do Departamento, que prevê plantar, nos próximos anos, 250 mil mudas de árvores.

Os trabalhos de manutenção irão se estender para a próxima semana e compreendem a roçagem do mato e limpeza da área, que possui sete hectares. Recentemente, um novo plantio foi concluído pelo DAE e formou uma grande área de mata ciliar na Represa São Luiz, com mais de 8 mil mudas de árvores. As ações asseguram a preservação dos recursos hídricos, da fauna e da flora no município.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Divisão de Gestão de Meio Ambiente do DAE está o diagnóstico das espécies que vivem nas matas ciliares que compõem o ecossistema desses locais. No final de 2019, a equipe registrou, por meio da captura de imagens de câmeras instaladas nas matas, uma família de onça-parda ??? uma fêmea (mãe) e dois filhotes, da espécie Puma concolor. A presença dessa espécie de predador evidencia condições favoráveis de sobrevivência desses animais, reforçando ainda mais a importância dos trabalhos que são realizados na região das represas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE