Curso gráris Kit Festa qualifica 21

Mais 21 cidadãs de Nova Odessa foram qualificadas no curso de Kit Festa, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Nova Odessa, através do Fundo Social de Solidariedade. Na tarde desta sexta-feira (24) houve a entrega dos certificados no salão do Clube da Melhor Idade. O projeto é realizado em parceria com a rede de supermercados Pague Menos e as aulas ocorreram na Padaria Artesanal do CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) ‘Professor Atayde Gomes’.
A culinarista Carolina Busnardo ensinou às participantes diversas receitas de salgados fritos e assados, além de como fazer massa e recheio de várias iguarias de cozinha, como esfirra e empada, assim como outros itens de confeitaria. “Elas aprenderam muitas coisas e tiveram material de apoio”, conta. Foram seis semanas de curso, totalizando aproximadamente 12 horas/aula de qualificação.
O acordo com o mercado foi celebrado em 2017, para oferecer quatro cursos na área ao longo do período de um ano. O primeiro, realizado no final do ano passado, foi de Panetone e Colomba Pascal. Depois, no começo de 2018, teve o de Ovos de Páscoa. Após o Kit Festa, está previsto o de Panificação para o final deste ano. Pela parceria, a empresa fornece material e professor, enquanto o Município cede o local.
Uma das participantes foi Jéssica Cristina de Paula, de 24 anos. “Eu não sabia nada de confeitaria. Só fazia bolo simples em casa”, conta. “Agora, as coisas estão melhorando. Já vendi várias encomendas de bolo de pote”, revela. Ela trabalha na área de limpeza e o conhecimento está gerando renda própria. “A gente vai pegando experiência e divulgando o nome. Vou focar nessa área”, acrescenta.
Conhecimento – A desempregada Luciana Fávaro, 33, procurou o curso para ter conhecimento e poder gerar renda própria. “Eu tinha um pouco de conhecimento, mas apenas o básico. Agora aperfeiçoei e dá pra trabalhar com isso”, destaca. Tão logo o curso terminou, a munícipe está comercializando doces e bolos por conta própria. “Temos algumas encomendas já. Estou animada”, completa.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, cita que o objetivo do curso profissionalizante é capacitar as pessoas a produzir produtos que costumam ser consumidos em festas.”O governo do Prefeito (Benjamim) Bill (Vieira de Souza) tem investido na capacitação das pessoas, para a geração de renda própria a partir dos conhecimentos adquiridos”, ressalta.
Desde 2013, a Prefeitura já ofereceu cursos de Design de Sobrancelhas e Depilação, Manicure, Massoterapia, Maquiador e Auxiliar de Cabeleireiro, além de Artesanato em Fitas, Patchwork, Chinelos e Corte e Costura. Oficinas também foram levadas ao CAS (Centro de Assistência Social), do Jardim São Jorge, e ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), no Jardim das Palmeiras.
Levando-se em conta somente os dias úteis desde 2013, em média, pelo menos uma pessoa por dia obteve um certificado de conclusão de curso profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Nova Odessa, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e outros órgãos municipais. São mais de 1.400 pessoas que concluíram um dos cursos gratuitos oferecidos pela Administração Municipal.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE