Cuidados para evitar quedas de idosos

 Cuidados para evitar quedas de idosos

Você sabia que 30% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos 1 vez por ano? Essa porcentagem aumenta para 50% quando a idade atinge 80 anos. Se já se sabe que o fator ???queda??? é alto entre a população da terceira idade, o que fazer para prevenir? ???As quedas são um sinal de algo não está bem na saúde do idoso???, ressalta Marcella dos Santos, enfermeira chefe do grupo DG Sênior, que atua há 35 anos com residenciais especializados.
Entre os grandes causadores das quedas estão a baixa visão, o enfraquecimento muscular e alterações no equilíbrio. No entanto, doenças como Parkinson, demência, quadro confusional, artrose, entre outras também aumentam o risco desse tipo de acidente. ???As consequências podem ser fatais, já que a grande maioria fratura o fêmur e não consegue recuperar totalmente sua capacidade funcional e deixam de realizar vários movimentos???, avalia.
Pensando assim, listamos alguns itens que podem ajudar na prevenção de quedas:
Treinamento para equilíbrio: O Ministério da Saúde aponta que aulas como Thai Chi Chuan podem reduzir em até 37% as quedas entre os idosos praticante.Elimine Obstáculos: fios espalhados, tapetes e outros objetos devem ser tirados do caminho de idosos.Instalação de Suportes: corrimãos e barra de segurança ajudam no dia a dia oferecendo apoio. No banheiro, considere utilizar assento removível no vaso sanitário para adequar à altura do idoso. Se possível opte por pisos antiderrapantes.Nunca usar apenas meias nos pés: Opte por sapatos com solas antiderrapantes, substitua o chinelo folgados e nunca deixe o idoso apenas de meia.Iluminação: Ambientes bem iluminados, com interruptores de fácil acesso para o trajeto entre os cômodos é fundamental. 

Relacionados

Leave a Reply