Cuidados no Carnaval

O Carnaval está chegando e, para a folia não acabar em dor de cabeça, é preciso atenção. A Secretaria de Saúde de Nova Odessa orienta os foliões de plantão sobre alguns cuidados para manterem a saúde em dia durante o feriado.

“Manter-se bem hidratado é essencial”, afirmou o chefe de Enfermagem do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia, André Roberto Barros. Segundo ele, as altas temperaturas registradas nos últimos dias pedem reforço na hidratação. “Não é preciso nenhuma receita especial. A orientação é para que as pessoas bebam água, aumentando a quantidade ingerida para manter-se bem hidratado”, explicou.
O uso de roupas leves também é indicado. “As roupas leves ajudam na transpiração do corpo. Para quem vai se fantasiar, evite o uso de fantasias muito fechadas ou pesadas, que dificultam o resfriamento do corpo e contribuem para a desidratação”, disse André.
No caso das crianças, o chefe de Enfermagem alertou também para o uso de máscaras. Segundo ele, os pais devem verificar se a criança consegue respirar corretamente pelos orifícios existentes no acessório, que devem permitir a entrada de ar pelo nariz e boca. Além disso, a máscara deve ser retirada de tempo em tempo para melhor transpiração e a criança deve beber muito líquido.
O chefe de Enfermagem orientou também sobre o consumo de bebidas alcoólicas. “O álcool causa desidratação e, se a pessoa não tomar os cuidados necessários pode ter complicações e, inclusive, entrar em coma. Além do consumo moderado, é indicado beber bastante água para hidratação do corpo”, disse. Ele destacou ainda que direção e álcool não combinam.
A alimentação também deve receber atenção especial, com consumo de alimentos leves, especialmente para quem for para praia ou estiver em ambientes com piscina, como chácaras e clubes. “?? bom evitar comidas pesadas e aguardar para fazer a digestão antes de entrar na água”, afirmou André.
O chefe de Enfermagem afirmou que, com as altas temperaturas, muitas pessoas procuram áreas ao ar livre para se refrescar e lembrou que é proibido nadar nas represas de Nova Odessa. “Por terem solo irregular, são locais inapropriados para o banho, aumentando riscos de afogamento. Além disso, as represas são utilizadas para o abastecimento da cidade e a presença de banhistas gera riscos de contaminação”, disse.
Recentemente, a Coden (Companhia de Desenvolvimento) instalou blocos de concreto no acesso para uma das represas para coibir o uso para impedir a passagem de veículos.
DOEN??AS ??? A Secretaria de Saúde orienta ainda sobre cuidados com a saúde, como uso de preservativos para evitar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Moradores que vão viajar para regiões com epidemia de febre amarela devem se imunizar, tomando a vacina. Vale lembrar que a imunização deve ser feita com dez dias de antecedência para dar tempo do corpo criar os anticorpos necessários. Em Nova Odessa, a imunização contra febre amarela é feita às terças e quartas-feiras, na UBS (Unidade Básica de Saúde) 1, no Centro.
ATENDIMENTO ??? Durante o feriado de Carnaval, o Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Doutor Acílio Carreon Garcia ficará aberto normalmente, 24 horas, para quem necessitar de atendimento médico de urgência e emergência.
As solicitações de transporte para o hospital podem ser feitas pelo telefone 192, no Setor de Ambulância ou 3476-8194, na recepção do Pronto-Socorro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE