CrossFit e as estratégias para driblar o calor

O verão chegou e os termômetros não param de subir. Apesar das chuvas intensas registradas na região de Campinas, a estação mais quente do ano tem obrigado os praticantes de CrossFit a adotar estratégias para manter a segurança e a qualidade dos treinos.

Durante o esforço físico, a produção de energia é maior e, consequentemente, a temperatura corporal se eleva.  Quando o equilíbrio termodinâmico sofre alterações, sintomas como cãibra, tontura e desmaios aparecem e é preciso tomar alguns cuidados.
Para garantir a segurança dos alunos, a treinadora da CrossFit Campinas, Mariana Cid, dá algumas dicas para minimizar o desgaste pelo calor. “Nós trabalhamos com um programa intenso de treinamento, mas cada um faz de acordo com seu condicionamento físico. Até atletas mais condicionados sofrem com o calor, então a primeira dica é respeitar os sinais do corpo e, se necessário, diminuir a intensidade “.
Neste período, é muito comum o aumento da transpiração, já que este é o principal mecanismo do corpo para controlar a temperatura interna. Porém, em excesso, o risco de desidratação é grande. “Nós temos o hábito de aconselhar os alunos a trazer a própria garrafa de água para manter uma hidratação adequada durante o período do treino”, comentou a treinadora que ainda alertou sobre a importância da hidratação durante o dia todo.
E por fim, a escolha das roupas e a alimentação são fatores que devem ser levados em consideração. “Se vestir de maneira adequada pode ajudar. Roupas claras, de tecidos específicos, ajudam no processo de transpiração. A alimentação também tem grade influência. Principalmente antes dos treinos, o ideal é dar preferência aos alimentos leves”, finalizou Mariana Cid.

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