Crime cai 22% em Sumaré

O índice de criminalidade caiu 21,82% em Sumaré de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016. Segundo a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), foram registradas 4.516 ocorrências em 2017, envolvendo roubos, furtos, homicídios, acidentes de trânsito, estupros, entre outros. Já nos primeiros nove meses do ano passado, haviam sido 5.777 registros. Segundo o prefeito Luiz Dalben, os números são resultado de uma Guarda Municipal mais atuante e fortalecida, além do trabalho integrado junto às polícias Militar e Civil.
O destaque é para a redução de furtos de veículos, uma queda de 37,77% no período. Em 2016, foram registrados 609 casos e, neste ano, 379. Os roubos também caíram, em 24,47% (assaltos a pedestres, estabelecimentos comerciais, residências, veículos e cargas): 1.949 ocorrências de janeiro a setembro de 2016 contra 1.472 nos primeiros nove meses deste ano. Já os homicídios tiveram redução ainda mais significativa: 42,86% (35 casos ano passado contra 20 este ano), assim como os acidentes de trânsito. O número de acidentes com vítimas fatais caiu em 50% (de 18 para 9) e, com vítimas leves, a redução foi de 21,46% (de 522 para 410).
???Essa queda expressiva nos índices de criminalidade é resultado de um trabalho integrado da nossa Guarda junto às outras forças de segurança, além de uma corporação mais atuante. Estamos realizando várias operações conjuntas com a PM e a Polícia Civil, como a Operação Pancadão, a Operação Bar Legal, fiscalizando a aglomeração de pessoas locais públicos ou estabelecimentos comerciais, onde os moradores denunciam não apenas o som alto, mas também o uso de drogas, consumo de bebidas alcóolicas misturado com direção perigosa, entre outras práticas coibidas pela lei. A intensificação destas operações a partir deste ano, sem dúvidas, vem auxiliando bastante na segurança da nossa população. Além disso, também reativamos cinco câmeras de videomonitoramento que há anos não funcionavam, em locais estratégicos da cidade ??? o que nos auxilia a inibir a ação de criminosos???, destacou o prefeito Luiz Dalben.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Ricardo Zequin, o trabalho continua para reduzir ainda mais os números. ???Nossa Guarda Municipal está à disposição da população 24 horas por dia, patrulhando por toda a cidade, fiscalizando também crimes ambientais e, em breve, as leis de trânsito. Nosso objetivo é aproximar cada vez mais os patrulheiros da comunidade, criando uma relação de confiança ??? o que também contribui para a queda dos delitos???, comentou Zequin.
O comandante do 48º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar/Interior), tenente-coronel Carlos Eduardo Fanti, também destacou o trabalho de inteligência policial que é desenvolvido pela corporação para o combate à criminalidade em Sumaré e região.
???Trabalhamos com um sistema de informações que permite receber dados de crimes, transformando-os, após compilados, em manchas criminais. Através do emprego de policiamento inteligente, os policiais militares atuam diretamente no local onde se apresentam os maiores índices criminais em determinada área. Somando ao serviço de inteligência, temos também as operações como a ???Cavalo de Aço??? ??? com a finalidade de coibir roubo e furto de veículos através de bloqueios de trânsito ???, e a ???Operação Força Total???, direcionada exclusivamente a ação preventiva a crimes contra a pessoa???, explicou o comandante.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE