CPI vem investigar Americana

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga os acidentes ocorridos no transporte ferroviário de carga aprovou em reunião hoje de manhã (05/08) na Assembleia Legislativa requerimento do presidente Chico Sardelli (PV) solicitando a realização de diligência na cidade de Americana. O objetivo é colher informações, fazer visitas e tomar depoimentos a respeito do acidente ocorrido em 2010, envolvendo trem de carga e um ônibus, provocando a morte de dez pessoas.

Também foi aprovado requerimento de Sardelli para realização de audiência pública com a presença dos prefeitos de municípios onde tenham ocorrido acidentes envolvendo trens de carga para debater sobre o tema. As datas da diligência e da audiência ainda serão agendadas pela CPI.
Na reunião de hoje esteve presente o procurador da República em Campinas, Aureo Marcus Makiyama Lopes, convidado para falar sobre as ações adotadas na região de Campinas em relação ao transporte ferroviário. Ele comentou que há mais de cinco anos tem acompanhado essa questão, buscando soluções junto à concessionária Rumo ALL e às Prefeituras.
De acordo com o procurador, um dos principais problemas verificados são as passagens de nível irregulares, sem as adequações técnicas. “Esse é um dos pontos críticos que identificamos em relação à segurança e aos acidentes na linha férrea. Trabalhamos na busca de adequações dessas passagens em nível. Há responsabilidades que são da concessionária e outras das Prefeituras para proteção da linha férrea. As medidas que adotamos são preventivas, para evitar os acidentes”, disse.
Aureo Marcus ressaltou ainda o grande número de ocupações irregulares das margens, muito próximas da linha férrea. Por solicitação da Procuradoria, a ALL e as Prefeituras estão fazendo um levantamento para identificar essas ocupações e o grau de risco de cada uma. “A partir desse levantamento vamos discutir as providências e as alternativas para que as pessoas e famílias sejam realocadas”. Ele informou que dia 20 de agosto será realizada uma reunião para tratar da questão das ocupações e dia 23 de setembro a reunião será para uma prestação de contas dos termos de ajustamento para realização de obras assinados com ALL e Prefeituras.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE