Edit

Covid-19. Sumaré prepara antigo hospital para receber 40 leitos

A Prefeitura de Sumaré iniciou neste domingo, dia 14, a preparação do prédio do antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza, para receber 40 novos leitos de baixa e média complexidade para tratamento do coronavírus, todos disponibilizados pelo Município.

Após um esforço conjunto entre Prefeitura e Câmara Municipal, uma resposta positiva do grupo empresarial Amil, proprietária do espaço, foi dada na quinta-feira, dia 11, disponibilizando o prédio para a implantação dos novos leitos. Na sexta, dia 12, membros do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus visitaram as instalações do hospital para verificar as condições do espaço. Agora, o Comitê dá continuidade aos trâmites burocráticos e detalhes técnicos e legais.

Em 2020, um contrato foi firmado com o grupo, que disponibilizou o espaço até o fim de dezembro passado para a Municipalidade. Com a alta no número de casos de coronavírus e de necessidade hospitalar, as conversas foram retomadas para a implantação dos novos leitos, que não são de UTI, para o tratamento dos casos de baixa e média gravidade.

 “Firmamos um contrato com o grupo Amil em 2020, para a utilização do prédio até o fim do ano. Com o fim do período e melhora nos casos na cidade,  devolvemos o espaço e todos os vinte leitos que estavam no local foram realocados para a UPA Macarenko e outras unidades de referência, não havendo diminuição de leitos na cidade após a devolução do hospital aos proprietários. Também disponibilizamos todos os leitos do CIS Nova Veneza para os demais atendimentos médicos leves, liberando 20 leitos na UPA Macarenko para atendimentos do coronavírus. Em março do ano passado a UPA Macareko contava com 15 leitos de leve e média complexidade, hoje são 55”, explicou o Comitê.

“Neste momento delicado na saúde pública no Brasil, precisamos unir esforços, contar com a colaboração de todos, encontrar soluções para frear a contaminação e manter os atendimentos médicos. Jamais podemos errar pela omissão. Com a reabertura deste espaço, que foi cedido pela iniciativa privada, a cidade terá condições de garantir que os serviços não sejam interrompidos. Foi uma importante estratégia do prefeito Luiz Dalben”, disse o presidente da Câmara, vereador Willian Souza, integrante do Comitê.

“Agradecemos ao grupo Amil por mais uma vez ceder o espaço para a Prefeitura e ser parceiro da nossa cidade. Seguimos trabalhando com muita seriedade para combater o coronavírus e lutar pela saúde da população. Temos trabalhado muito e feito mais do que poderíamos fazer como Município, porém, pedimos e cobramos insistentemente para que os outros entes também façam sua parte e disponibilizem novos leitos de UTI, tão necessários para os cuidados com a população. Nos solidarizamos com todos que passam por este momento difícil e com todas as famílias que perderam seus entes queridos, a hora agora é de solidariedade, união e fé. Que Deus continue nos abençoando e guiando.Vamos vencer essa luta pela vida”, falou o prefeito Luiz Dalben.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE