Coronavírus. Cuidado na hora de pôr o lixo na rua

A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, alerta a população para que sejam reforçados os cuidados com o descarte e acondicionamento do lixo doméstico, principalmente durante o período de quarentena, a fim de diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19. Tais medidas atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e visam à prevenção tanto para os moradores quanto para os coletores, profissionais que estão nas ruas prestando serviços essenciais à população.

Todos os resíduos devem ser jogados no lixo comum, incluindo máscaras e luvas descartáveis, materiais usados na higiene pessoal e embalagens. Utilizar sacos plásticos duplos e bem resistentes e colocar o lixo na lixeira apenas no dia da coleta também ajuda bastante, evitando que sejam rasgados por animais.

No caso de máscaras de tecido, o descarte requer cuidados especiais –  lembrando que o uso de máscaras de proteção individual sempre que houver necessidade de sair de casa passou a ser obrigatório em todo o território estadual desde o último dia 7. As máscaras de pano devem ser inutilizadas ao observar perda de elasticidade das hastes de fixação ou deformidade no tecido, o que pode causar prejuízos à barreira.

Para remoção da máscara, manuseie o elástico ao redor das orelhas (não toque a parte frontal) e jogue o acessório fora imediatamente em um saco de papel ou plástico fechado ou em uma lixeira com tampa. Evite tocar a superfície do saco de papel ou plástico após o descarte da máscara. Não toque no rosto ou em superfície, lave imediatamente as mãos com água e sabonete ou passe álcool em gel 70%.

???A rotina doméstica mudou bastante desde o início da pandemia e nós temos que nos adaptar. A forma como tratamos o descarte do lixo dentro de nossas casas é importante para não colocar em risco a nossa saúde, da nossa família e também daqueles que continuam trabalhando pela população???, reforçou o prefeito Luiz Dalben.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE