Corajoso, CineClube traz Hitler (o alemão) em ensaio

HOJE (23), às 19h30, o Cineclube Estação em defesa da democracia exibe em sessão especial o filme “Ele Está De Volta”.

O que aconteceria se Adolf Hitler existisse nos dias de hoje? Que tipo de impacto um dos maiores vilões da História causaria na sociedade moderna? E quanto a nós, o povo do Século XXI, agiríamos assim de maneira tão diferente quanto os alemães dos anos 1930?
Aparentemente o escritor Timur Vermes se interessou muito em responder essas perguntas, criando uma pequena fábula em que Hitler é magicamente transportado do final da Segunda Guerra para a nossa atualidade.
Entretanto, Vermes foi precipitado, pois se tivesse esperado mais um tempo veria sua ficção se transfigurar em realidade, com Donald Trump nos Estados Unidos e com Jair Bolsonaro no Brasil, que tantas décadas depois ainda enfileiram cegos e fiéis eleitores (em quantidade suficiente para colocar ambos perigosamente perto da candidatura à presidência de seus respectivos países) que apoiam os mesmos valores conservadores dos nazistas ??? apenas com uma embalagem mais neoliberal.
Por isso que Ele Está de Volta, o filme, apesar de encontrar problemas em se identificar como ficção ou mockumentary (documentário falso), acaba soando tão preocupantemente revelador.
Ao final da exibição, faremos um debate sobre o filme e os contrastes em relação ao cenário que vivemos hoje.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE