Edit

COP26. Prof Juliana cobra de Chico medidas locais

A vereadora Professora Juliana (PT) reuniu-se na semana passada com o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), para discutir ações ligadas à gestão climática no município. A reunião foi logo antes de começar a COP26, Conferência do Clima da ONU, que acontece em Glasgow. No encontro, a parlamentar apresentou ideias para que o tema seja trabalhado na cidade e informou que solicitou a realização de uma audiência pública na Câmara para a discussão do assunto nos próximos meses.

 

A parlamentar tem realizado reuniões e pesquisas sobre o tema e decidiu levar o assunto até o prefeito para apresentar ideias e entender que planos a prefeitura tem nesse sentido. “As pesquisas apontam que em 2020, mesmo com a pandemia, as emissões de gases do efeito estufa aumentaram quase 10% no Brasil, o pior resultado desde 2006, muito por conta do desmatamento e também das queimadas. Sabemos também que Americana tem uma situação complicada em relação à bacia atmosférica, que deixa a qualidade do nosso ar muito baixa, então é um problema que afeta todos nós e que está sendo discutido agora pelas lideranças de todo o mundo. Entendemos que em âmbito local também temos que começar a nos movimentar nesse sentido”, disse Juliana.

 

Durante a reunião, a vereadora questionou o prefeito sobre os planos em relação a medidas mitigatórias e de redução de emissão de carbono e se existe a pretensão de elaborar algum tipo de política municipal de enfrentamento à emergência climática. Sugeriu, ainda, que o Comitê de Retomada Econômica de Americana também trabalhe o tema do clima.

 

“O prefeito Chico disse que vê com bons olhos essa movimentação em defesa do clima e que a prefeitura está disposta a participar da audiência pública que vamos propor, bem como a participar de algum eventual grupo que se forme para trabalhar a gestão climática do município. Ele citou inclusive que isso está presente em seu plano de governo, mas acabou não caminhando ainda por conta da urgência da pandemia”, disse a vereadora.

 

No encontro, tanto Chico como Juliana citaram a importância de envolver nesse processo não só o poder público, mas também empresas, indústrias, sociedade civil, Ministério Público, OAB, entidades e pesquisadores, para que o cenário seja analisado de maneira ampla e as soluções sejam conjuntas.

 

Um exemplo de ação nesse sentido que tem sido acompanhado pela vereadora e foi citado ao prefeito é a Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas), criada em Piracicaba por meio de uma lei aprovada na Câmara em 2020, envolvendo diversas entidades e representantes do poder público.

Audiência pública

 

Para dar início à discussão desse tema no município, a vereadora protocolou na Câmara de Americana o requerimento 851/2021, solicitando a realização de uma audiência pública. O objetivo é reunir todos os entes envolvidos e que possam contribuir com a gestão climática do município.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária desta quinta-feira (4).

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE