Controle parental e às ameaças via cyberbullying

A Necessidade do Controle Parental Frente às Ameaças do Cyberbullying contra os JovensO advento da era digital ao longo da década de 1990 e a consolidação da era da internet ao final da década de 2000 fez nascer um novo domínio para a expressão das relações humanas. Até então, telefonemas e cartas escritas de próprio punho eram os recursos para se comunicar à distância. 
Recursos que preservavam o calor humano e aquilo que é definido como o conteúdo não verbal da comunicação humana (as nuances da voz, o esmero ao escrever, etc), elementos que se perderam com os aplicativos de mensagens instantâneas. A facilidade em contatar e enviar uma mensagem faz com que muitas pessoas digam coisas que jamais o fariam diretamente, tanto para o bem quanto para o mal. ?? por isso que é importante que os pais usem serviços para mspy gratis proteger seus filhos dos perigos online
Dados sobre assédio (bullying) contra crianças e adolescentesEstudo da Ipsos revelou que o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos de assédio virtual contra crianças e adolescentes ficando atrás apenas da Índia.
??? 30% dos pais brasileiros afirmam que os filhos já sofreram algum tipo de assédio ou humilhação virtual;??? 20% dos pais afirmam não saber se o filho já foi vítima ou não;??? 41% dos pais brasileiros conhecem algum jovem próximo que já foi vítima de cyberbullying;??? 70% dos casos de assédio (bullying) no Brasil são feitos por meio das redes sociais;??? 53% dos assediadores são um colega de escola na mesma faixa etária;Pesquisa realizada pela Intel Security (ligada à fabricante de processadores) entrevistando 507 crianças e adolescentes apurou que:??? 66% dos jovens entrevistados presenciaram casos de agressão pela internet;??? 21% afirmaram já ter sofrido algum tipo de cyberbullying;??? 24% disseram ter feito bullying com alguém;
O que é Bullying?O bullying clássico consiste no assédio físico e moral feito por garotos que se provalecem da sua força física (ou do fato de estarem em grupo) para amedrontar um colega. Pode ser realizado também por meninas contra um garoto tímido ou contra outra menina (ou vice versa, rapazes zombando de uma menina). 
O que é Cyberbullying?Cyberbullying consiste na prática de assédio feita por meio da internet. Alguns exemplos: ofensas e agressões verbais, divulgação de áudios, vídeos e fotos constrangedoras, agressões psicológicas (ameaça, chantagem), brincadeiras que causam o sentimento de humilhação pública, zombar da aparência, comportamento e modo de falar, ameaças de violência física, piadas agressivas com conotação sexual, difamação e mentiras, etc.
Bullying, cyberbullying e suicídioEstudo realizado pelo Ministério da Saúde revelou que o suicídio é a quarta causa mais frequente de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Dados da Organização Mundial de Saúde demonstraram aumento de 10% na taxa de suicídio entre jovens nessa mesma faixa etária no período 2002-2014.Embora o suicídio seja o ápice do desespero de um jovem vítima de assédio, uma medida drástica que nem todos os jovens recorram, existem diversos outros sintomas e alterações comportamentais causadas pelo assédio virtual. Diferente graus de depressão, alterações comportamentais visíveis e silenciosas, automutilação, mau desempenho escolar, etc.
Por se tratar de uma nova ameaça contra a saúde mental e física dos jovens com gravíssimas repercurssões na personalidade e no desenvolvimento estudantil e pessoal, faz-se necessário que pais e familiares reforcem sua atenção para esse fenômeno que via de regra é silencioso lançando mão inclusive de recursos tecnológicos para descobrir essas ocorrências de modo que seja possível orientar agressor e agredido.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE