Consumidor gasta menos e poupa mais em dezembro

A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), mostra que o consumidor paulistano está mais conservador neste mês do que em dezembro de 2013 quanto à tomada de crédito.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Intenção de Financiamento apresentou queda, de 22,4 pontos em novembro, para 21,3 pontos em dezembro (5%). Em relação a dezembro de 2013, o recuo foi de 17,9%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, diante de um cenário econômico incerto o consumidor se comportou de forma conservadora, e por isso se endividou menos e poupou mais. Apesar de significar retração econômica e queda da confiança, não cria riscos para o mercado de crédito.

O ponto negativo, para o comerciante, é que essa mudança de comportamento do consumidor paulistano ocorreu justamente no momento mais importante para o varejo, o Natal.

O Índice de Segurança de Crédito, que mede a capacidade do consumidor de pagar dívidas a partir de reservas financeiras, também apresentou diminuição na comparação mensal, embora a tendência observada nos últimos meses seja de crescimento. O indicador passou de 90,1 pontos, em novembro, para 89,2 pontos, em dezembro.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE