Consciência política é contagiosa

Calma, não há motivos para alarme. Devemos, antes disso, comemorar o fato de que a consciência política é contagiosa e pode alcançar grandes proporções ao motivar emoções em todo o planeta. O exemplo mais evidente de consciência política atualmente tem 16 anos e atende pelo nome de Greta Thunberg.

A adolescente sueca escolhida personalidade do ano de 2019 pela Revista Time começou a demonstrar sua consciência política em uma sexta-feira de agosto do ano passado. Ela faltou à aula para protestar contra recentes incêndios e ondas de calor que afetaram o país. Ao empunhar sozinha um cartaz com os dizeres “Em greve escolar pelo clima” em frente ao Parlamento da Suécia, a garota deu início a um movimento internacional de estudantes que pedem medidas governamentais para combater as mudanças climáticas.
Seu protesto solitário recebeu a cobertura da imprensa e, com o fortalecimento da consciência política principalmente dos jovens, começou a ganhar adeptos não só na Suécia como em outros países.
O movimento acabou conhecido como “Fridays for Future”, que significaria Sextas-feiras pelo Futuro, em alusão ao dia em que a manifestação dos estudantes ocorria. A greve escolar global chegou ao ápice em 15 de março deste ano, com protestos de estudantes em mais de cem países.
Greta, que tem demonstrado sua consciência política com relação às mudanças climáticas, cobra dos governantes medidas efetivas para evitar a destruição do planeta. Em sua conta no Twitter, a adolescente não poupa críticas a líderes mundiais e ao que ela considera inércia para preservar e recuperar o meio ambiente.
A adesão de novos estudantes às ideias propagadas pela jovem sueca e a possibilidade de que seu nome fosse indicado a receber o Prêmio Nobel da Paz em 2019 comprovam que a consciência política pode sim conquistar o mundo.

Carlos Folha, 63, é empresário e educador na formação de candidatos notáveis e cidadãos conscientes.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE