Consciência Negra: Cineclube traz documentário

O Cineclube Estação exibe, nesta terça-feira (21), às 19h30, no Museu de Arte Contemporânea de Americana (MAC), o documentário ???Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil???. A exibição possui o intuito de comemorar o dia da Consciência Negra e fazer os espectadores refletirem sobre os problemas abordados no filme.
Com direção de Belisário Franca, o documentário brasileiro, lançado em 2016, acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, cinquenta meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda, no interior de São Paulo, onde tijolos marcados com o símbolo da suástica nazista foram encontrados. Os meninos passaram a ser identificados por números e foram submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista. Aos 83 anos, dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o ???menino 23???) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o ???Dois???), revelam suas histórias pela primeira vez.
O filme possui classificação indicativa para maiores de 10 anos. A exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita. O MAC está localizado nas dependências do Centro de Cultura e Lazer (CCL), na Avenida Brasil, 1293, no Parque Residencial Nardini. Mais informações podem ser solicitadas pelo número 3408-4800.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE