Conheça os diversos tipos de taxa de financiamento

Com os incentivos do governo, o mercado de financiamento deve reaquecer em 2019. E para escolher boas oportunidades de negócios, é preciso ter ideia de como financiar um imóvel com melhores taxas de financiamento.

E o meio mais fácil de fazer isso, é apostar no financiamento imobiliário para facilitar a compra de um imóvel. Como sabemos, existem diferentes tipos de financiamento e estes incluem diferentes taxas. ?? sobre elas que falaremos neste texto. 
Antes de financiar um imóvel, nós recomendamos que você leia esse texto até o final. Assim, você entenderá melhor quais são as taxas envolvidas, quais são as diferenças entre os tipos de financiamento e qual é o melhor tipo para o seu perfil. 
Quais são as principais taxas de um financiamento imobiliário? 
Para poder entrar nos tipos e taxas de financiamento, vamos fazer um resumo rápido sobre essa operação comercial. O financiamento de imóveis no Brasil possui várias linhas de crédito. Basicamente, ele funciona da seguinte maneira: o banco te empresta dinheiro para que você compre um imóvel à vista e depois você deve pagar o banco o valor emprestado, mais as taxas envolvidas no processo. 
Nas parcelas de financiamento, os bancos sempre cobram taxa de juros. Isso acontece por que a instituição busca uma compensação de valores por uma série de fatores, como o atraso no pagamento por parte do devedor, por exemplo.
A taxa de juros é avaliada segundo o risco que o banco corre, então quanto maior o risco, maiores serão os juros em cima do valor do seu financiamento. 
Os bancos também cobram taxas administrativas, estes são custos adicionais cobrados por conta de serviços prestados junto ao financiamento. A porcentagem e o número de taxas administrativas variam de instituição para instituição. 
E por fim, também existe a possibilidade de amortização de dívida, taxa que consegue diminuir parte do valor financiado e potencializa as chances de antecipação do pagamento da dívida. 
Quais são os principais tipos de financiamento imobiliário? 
Depois de saber um pouco sobre as taxas cobrados pelos bancos em um financiamento, vamos explicar melhor os dois principais tipos de financiamento imobiliário oferecidos no mercado, confira abaixo:
Sistema PRICE Esse é um dos tipos de financiamento mais praticados no Brasil e no mundo. No sistema PRICE, as parcelas do financiamento não se alteram durante o período de pagamento. Ou seja, todas as parcelas possuem o mesmo valor, da primeira até a última parcela.Com a manutenção da mesma taxa de juros, o banco já realiza a amortização da dívida no decorrer do prazo de pagamento. Isso acontece por que não há uma correção monetária nos valores. Porém, no Brasil, muitos bancos realizam esse tipo de financiamento com juros pós-fixados, o que faz com que a Taxa Referencial varie de ano para ano, corrija os valores e aumentem o valor das parcelas, de acordo com o tempo. Esse tipo de financiamento é indicado para quem já tem uma carreira estável e com isso tenha reajustes de salários anuais. Dizemos isso, porque caso o salário não suba na mesma proporção do financiamento, ele pode passar a pesar mais no seu orçamento com o passar dos anos. 
Sistema SAC Esse tipo de financiamento, diferentemente do PRICE, possui um sistema que prevê a amortização da dívida em todas as parcelas. Também bastante praticado no Brasil, principalmente pela Caixa Econômica Federal, o SAC diminui o valor das parcelas do financiamento mês a mês até o pagamento total da dívida. O sistema SAC consegue diminuir os impactos das taxas de juros na dívida, principalmente se o indexador de correção for pós-fixado. A sua principal vantagem em relação aos outros tipos de financiamento é a garantia da diminuição da dívida com o tempo. Por isso, esse tipo de financiamento é indicado para pessoas de classe média baixa. Com a garantia que as parcelas ficaram menores ao longo do tempo, é possível se planejar melhor, inclusive para antecipar o pagamento da dívida sempre que for possível.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE