Confira dicas para não sofrer golpes virtuais na Black Friday

Novembro é mês de Black Friday. A megaliquidação tradicional nos Estados Unidos é realizada na última sexta-feira de novembro, um dia depois do feriado de ação de graças. Por aqui, a data também virou moda. A oportunidade de conseguir bons descontos apresenta riscos também. Quadrilhas aproveitam o momento para aplicar golpes que causam grande prejuízo.  Sites e e-mails falsos, ligações e mensagens são algumas das artimanhas usadas pelos golpistas para enganar as pessoas e ter acesso a informações pessoais, como CPF, número de cartões de crédito e dados bancários. 
?? preciso tomar cuidado com as informações compartilhadas na Internet. Ofertas tentadoras escondem,  às vezes, links maliciosos que capturam dados pessoais. A pessoa recebe um e-mail com ofertas tentadoras e é direcionada para um site falso. Acreditando ser a página confiável, ela fornece dados sigilosos, como número de cartão de crédito e senhas. 
Outro esquema muito utilizado pelas quadrilhas envolve aplicativos maliciosos.  Mais uma vez, a porta o golpe começa com o envio de um e-mail suspeito com um link. Ao clicar, é instalado um vírus e os bandidos ganham acesso ao seu dispositivo. Com essa técnica, comumente chamada de phishing, eles conseguem realizar transações.
Para reduzir os riscos de ser vítima dos golpistas, seguem algumas orientações:                 ??? Tenha muito cuidado com e-mails de promoções que possuam links. Ao receber um e-mail não solicitado ou de um site no qual não esteja cadastrado, é importante verificar se realmente se trata de uma empresa idônea. Acesse o site digitando os dados no navegador e não clicando no link.  ??? Ao utilizar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar. Fraudadores utilizam-se de ???links patrocinados??? para ganhar visibilidade nos resultados de buscas.??? Dar preferência aos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos, verificando os comentários de clientes que já utilizaram as plataformas.??? Nunca utilize um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar seus dados bancários.??? Sempre utilize, em seu computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e mantenha sempre um antivírus atualizado. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE