Como manter o shape na quarentena

 Como manter o shape na quarentena

O atual cenário de quarentena e isolamento social, que acontece não somente no Brasil mas também ao longo do mundo, pode gerar diversas mudanças de comportamento. A empresária e modelo Li Freires treina todos os dias em casa.
Romper com a rotina e estar mais tempo em casa pode gerar diversos sentimentos, como ansiedade, e até mesmo influenciar no padrão alimentar de cada um. Manter o corpo saudável, diante deste contexto, pode ser um desafio, uma vez que todos os hábitos alimentares e exercícios físicos deverão ser ajustados. Para ajudar nesta adaptação, conversamos com a nutricionista e consultora da New Millen, Karla Maciel. Confira:
 A nutricionista explica que o aumento do consumo alimentar está diretamente associado ao nível de estresse e de ansiedade implicados por este novo contexto. “Quando estamos estressados, a elevação da liberação de cortisol induz a uma redução das respostas imunológicas, além de inibir vias associadas à queima de gordura corporal. Tanto a imunidade, como o metabolismo em si serão afetados”, comenta. Por isso, é essencial usar estratégias que contribuam com a amenização do estresse. Tais ações auxiliam no equilíbrio da saúde e colaboram com a melhora do sistema imunológico, além de contribuir no controle do peso e melhorar o desempenho dos treinos feitos em casa. “A primeira coisa a ser planejada é a rotina de refeições, assim como é feito no dia a dia normalmente. Estipular os horários para café da manhã, almoço e jantar, e as pausas para o lanche, associadamente ao planejamento do treino, é o primeiro passo”, esclarece a nutricionista. O café da manhã deve ser composto por alimentos com alta densidade de nutrientes e que promova energia suficiente para começar as tarefas do dia em casa, e também para aqueles que organizaram seu treino no período da manhã. “Ovos mexidos no pão integral e frutas salpicadas com aveia e outras sementes são opções interessantes com carboidratos e proteínas de alta qualidade e que contribuem para a saciedade. Antes de iniciar esta refeição, uma dica é consumir um shot de especiarias antioxidantes, para começar o dia com reforço da imunidade. A New Millen traz o Imuno Resist, combinação prática de cúrcuma, gengibre, pimenta preta e limão em pó, em sachês individuais para consumo rápido”, indica. Já no almoço em casa, a nutricionista recomenda variar a escolha dos legumes e verduras, que são importantes fontes de vitaminas e minerais e, principalmente, de fibras associadas a carboidratos de qualidade, por meio de tubérculos (mandioca, batata doce), cereais integrais (arroz integral, quinoa); e de proteínas, encontradas nos peixes, carnes magras e leguminosas (feijão, ervilha). “Se a pessoa estiver ansiosa e com muita vontade de consumir algum doce, o chocolate com alto teor de cacau ou uma receita caseira de doces usando suplementos proteicos também é uma boa estratégia”, destaca a especialista.  A nutricionista explica que as dicas do almoço também valem para o jantar. No entanto, é importante reduzir a quantidade de carboidratos, já que o gasto calórico neste período é menor.

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