Como manter a hidratação do corpo durante o verão

Um dos fatores que mais evidenciam a chegada do verão é o aumento significativo das temperaturas. Essa condição climática é motivo crítico para a manutenção hídrica do organismo, uma vez que as perdas de água do corpo são muito mais constantes.
Inclusive, a condição de desidratação é comum durante essa época do ano. Entretanto, ela pode ser tranquilamente evitada com a adoção de uma boa alimentação e a ingestão constante de líquidos.
 Em circunstâncias habituais, uma pessoa adulta libera, por meio do suor, urina e fezes, cerca de dois litros de água por dia, e em dias mais quentes esse número pode aumentar significativamente. A reposição, portanto, é extremamente necessária para a manutenção das condições regulares do organismo.
A alimentação passa a ter, assim, ainda mais relevância para a boa disposição física e mental, uma vez que as substâncias líquidas não são as únicas capazes de hidratar o corpo. Uma melancia, por exemplo, contém, em sua composição, 90% de água.  
No caso das perdas ocasionadas pelo suor, alguns sais minerais, sobretudo o sódio, também são eliminados. Dessa maneira, é preciso repor esses elementos por meio da nutrição adequada.Sucos de frutas com a adição ínfima de sal ??? uma pitada já é o suficiente ???, por exemplo, são uma excelente opção reidratante. Esse princípio também é seguido para o desenvolvimento das famosas bebidas isotônicas.  
Contudo, quando a perda de água sobrepõe a reposição, o organismo inicia um processo de desidratação, podendo ser, em casos mais críticos, fatal, uma vez que todas as atividades vitais a níveis celulares necessitam essencialmente de água.     Formas de Hidratação
ÁguaEvidentemente, a principal e mais importante substância para a preservação saudável e equilibrada do organismo é a água.Mais do que conservar o corpo hidratado, a água é uma das grandes responsáveis pela absorção dos nutrientes contidos nos alimentos, além de diminuir a densidade sanguínea, regular a temperatura interna, reduzir infecções e desinchar os membros ??? desintoxicação.   
PepinoAssim como a já citada melancia, o pepino é predominantemente composto por água (96%). O precioso líquido encontrado no alimento auxilia o bom funcionamento dos processos orgânicos, disponibilizando nutrientes para as células e eliminando diversas impurezas.Além disso, o pepino é uma ótima fonte mineralizante, dispondo de potássio, enxofre, cálcio e fósforo. Juntamente de outros legumes e frutas, esse extraordinário fruto é uma excelente opção para os dias de calor excessivo. IsotônicosDesenvolvidas industrialmente, as bebidas isotônicas foram criadas para repor rápida e eficientemente os sais minerais eliminados pelo suor durante o processo de transpiração ??? grande parte dos atletas são adeptos da categoria.Assim, os isotônicos apresentam aspectos que previnem a desidratação, além de aprimorar o desempenho correspondente às práticas físicas. Sucos de FrutasNesta listagem, vale ressaltar a eficácia hidratante proveniente de sucos de frutas e hortaliças frescas. Essas bebidas são verdadeiros remédios, oferecendo ao organismo uma grande fonte de vitaminas, enzimas, sais minerais e aminoácidos, além, é claro, da característica refrescância.  Independentemente do ingrediente e da receita, um bom suco sempre leva água em sua composição, elemento que acrescenta ainda mais relevância para o combate à desidratação. 
Chá geladoAssim como os sucos, um bom chá gelado é sinônimo de sabor, refrescância e saúde. Além disso, a ampla diversidade de tipos e sabores torna a experiência ainda melhor.Em questões de hidratação, uma boa pedida é o chá-verde, que também funciona como antioxidante, energizante e desintoxicante, auxiliando também na perda de peso. 
SorvetePor fim, uma opção pra lá de saborosa: os deliciosos sorvetes e picolés.Ao optar por esses alimentos na hora de combater o calor, prefira aqueles com pouca quantidade de açúcares, gorduras e que não possuam leite na composição.Manter um sorvete no cardápio diário é uma boa e viável alternativa, principalmente durante o verão. Uma combinação interessante é comer a sobremesa com uma porção de frutas, garantindo, assim, hidratação e sabor.  

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