Como evitar o envelhecimento do coração

A maioria das pessoas acredita que a idade do coração é a mesma que a cronológica. No entanto, metade dos homens adultos e 20% das mulheres adultas têm um coração cinco anos mais velho.
Segundo o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti, que atende em Campinas e em São Paulo, quanto mais o coração envelhece, maior o risco de infarto e derrame ??? principais causas de morte no mundo. ???Embora a genética seja importante, são os fatores de risco que envelhecem o coração prematuramente. E os corações envelhecidos têm coronárias com mais aterosclerose, anormalidades na condução e válvulas com disfunção???, ressalta.
Quanto mais fatores de risco e quanto mais severos eles forem, mais o coração envelhece.
O Dr. Daniel Benitti lista abaixo os principais fatores de risco:
Idade cronológica: as incidências de doenças cardíacas aumentam após os 55 anos;Sexo: pacientes homens apresentam doenças do coração cerca de 10 anos antes das mulheres;História familiar: pessoas com pai ou irmãos com diagnóstico de doença cardiovascular com idade inferior a 55 anos, ou mãe com idade inferior a 65 anos, apresentam um risco maior de doenças cardíacas;Pressão Alta: quando acima de 130??90 prejudica muito o coração;Colesterol: altos níveis envelhecem o coração;Tabagismo: o cigarro envelhece este órgão, mesmo quem alega fumar pouco ou fumantes passivos;Obesidade: sobrecarrega o coração que tem de fazer um esforço maior para bombear o sangue para todo o corpo;Diabetes: importante fator de risco para doenças cardiovasculares;Sedentarismo: pessoas que não praticam atividade física envelhecem precocemente.???Como podemos perceber, alguns fatores de risco podem ser controlados pela própria pessoa. Por isso, ninguém é tão velho que não possa melhorar???, alerta.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE