Como a mulher que tenta engravidar pode identificar a ovulação?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), acredita-se que 278 mil casais em período fértil tenham dificuldades para a concepção de um filho. Já de acordo com dados do Ministério da Saúde, 10 milhões de pessoas têm dificuldades para engravidar. Segundo dados científicos, a chance de uma mulher de boa saúde com menos de 30 anos engravidar é de 20% ao mês, já após os 40 anos de idade, esse número cai para 5%.
Algumas mulheres enfrentam maiores dificuldades para engravidar do que outras, e em muitos casos, os sintomas da ovulação não ficam tão claros, por isso, é importante que além de um acompanhamento médico periódico, a mulher se dedique a conhecer mais o próprio corpo. 
Para que a mulher que está tentando engravidar compreenda melhor: o primeiro dia do ciclo começa no primeiro dia de menstruação e a ovulação pode ocorrer 14 dias antes do próximo ciclo menstrual. Mas esse período de ovulação não é ???universal??? entre as mulheres, pode variar de 11 a 14 dias antes do ciclo menstrual.
No ciclo, o corpo feminino sofre importantes alterações hormonais envolvendo o estrogênio na primeira fase e o LH ??? esses são dois hormônios responsáveis pela maturação dos óvulos para o processo de fecundação. De acordo com informações do site Trocando Fraldas, os hormônios estrogênio e o FSH são os que fazem crescer o folículo e o endométrio, responsáveis pela formação do muco elástico que sinaliza o período fértil, além disso, promove a facilitação para que o esperma consiga chegar até o útero e encontre o óvulo.
Nem todas as mulheres apresentam ciclos menstruais regulares de 28, 30 ou 32 dias, sendo assim, a cada mês, o período fértil pode variar. Como a mulher pode identificar a ovulação?
PRINCIPAIS SINTOMAS DE QUE A MULHER ESTÁ NO PERÍODO DA OVULA????O
??? A mulher pode apresentar o muco com aspecto elástico, aparentando sabão em pedra derretido;??? Podem surgir dores abdominais apenas de um dos lados ou em ambos;??? Algumas mulheres podem sentir fisgadas na altura do umbigo;??? A temperatura corporal pode ficar mais baixa;??? A mulher geralmente tem a libido aumentada;??? Pode apresentar extrema umidade vaginal; ??? Pode haver sangramento ou um escape de sangue ou muco de cor amarronzada
A apresentação de dois ou mais desses sintomas pode indicar o período da ovulação. 
Durante a ovulação, algumas mulheres podem sangrar, devido à liberação do óvulo. Mulheres que fazem a utilização de indutores de ovulação podem sentir dores mais intensas e apresentar maior probabilidade de sangramento.
?? importante que observe, pois quanto mais o muco se apresentar elástico e fino, mais próximo está o período fértil.
O importante é que a mulher que está tentando engravidar perceba os sinais emitidos pelo próprio corpo e não desista. Veja notícia relacionada à gravidez aqui.
Outro fator fundamental que precisa ser trabalhado é o emocional. O nervosismo, e principalmente, a ansiedade podem prejudicar. O mais importante quando a mulher é uma tentante, é aprender a viver um dia de cada vez e uma hora o objetivo se concretiza.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE