Comércio e atividades religiosas retornam em Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa editou nesta segunda-feira (19) um novo decreto municipal regulamentando, no nível municipal, as novas regras da “fase de transição” do Plano São Paulo de enfrentamento à pandemia de Covid-19, anunciadas sexta-feira passada pelo Governo do Estado e que permite a retomada de atividades comerciais e de Serviços. O ‘toque de recolher’ diário continua valendo, no entanto, das 20h às 5h.

Dividida em dois períodos de uma semana cada, a fase de transição autorizou, desde domingo (18), a retomada das atividades comerciais não essenciais de forma presencial, mas com restrições – entre elas, apenas das 11h às 19h, com limitação a 30% das capacidades das lojas e rigorosos protocolos sanitários, especialmente o uso de máscaras e distanciamento.

Também foi autorizada a retomada das atividades religiosas presenciais, mas os cultos e missas só podem ocorrer das 5h às 20h, com limitação de 30% do público e devendo ser atendidos os seguintes requisitos: duração de no máximo 1 hora e intervalo mínimo de 1 hora para limpeza.

Já a partir do próximo sábado, dia 24, será autorizada também a volta de atividades do Setor de Serviços, entre elas restaurantes e lanchonetes, salões de beleza e barbearias e atividades culturais – também com restrições de horário, apenas das 11h às 19h, e limitadas a 30% da capacidade do espaço. Já as academias poderão retomar o funcionamento em dois períodos: das 7h às 11h e das 15h às 19h, com 30% da lotação.

No caso do Comércio em geral e também dos serviços de alimentação fora de casa (restaurantes e lanchonetes), seguem autorizados os serviços de entrega de mercadorias (“delivery”) e retirada “drive-thru” (no veículo), “walk-thru” ou “take-away” (retirada a pé, na porta do estabelecimento) – estes três últimos, sempre até as 20h.

Em todos os casos, a fase de transição prossegue até o próximo dia 30 de abril, porque no dia 1º de maio uma nova reavaliação do Plano São Paulo deve será anunciada pelo Governo do Estado. Até lá, segue valendo também a obrigatoriedade de teletrabalho (home office) para todas as atividades administrativas não essenciais.

Continuam proibidas quaisquer tipos de festas, baladas e aglomerações. Em Nova Odessa, também continua vedada a locação de salões, chácaras de recreio e assemelhados para a realização de festas e eventos que gerem aglomerações, por tempo indeterminado. E continua proibida ainda a realização de atividades esportivas amadoras.

Essenciais

Comércios e serviços considerados essenciais podem continuar atendendo sem restrições de horário – incluindo farmácias, drogarias e congêneres; hospitais, clínicas, laboratórios, casas de saúde, prontos-socorros, ambulatórios e congêneres; concessionárias e prestadores de serviços de energia elétrica, água, esgoto, telefonia e internet para realização de serviços e manutenções; hotéis e pousadas; serviços de segurança privada; serviços funerários; e postos de combustíveis localizados em rodovias.

Também fica autorizada a retomada das atividades escolares presenciais nas redes Particular e Estadual de Ensino durante a permanência do município na fase de transição do Plano São Paulo, observada a limitação de até 35% do número de alunos matriculados por turma, por aula. A atual fase vermelha não afeta Construção Civil, Indústria e Meios de Comunicação, que podem funcionar normalmente.

A Central de Atendimentos do Paço Municipal continua atendendo presencialmente o público diariamente, nos dias úteis, das 13h às 17h.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE