Com nova estrutura e reserva, DAE passa por ‘1o teste’

Na primeira semana após a entrega do novo sistema de abastecimento de água nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) 1 e 2, o novo sistema deu mostras da importância da modernização dos quatro decantadores, obra de R$ 2,8 milhões investidos pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto). Nesta quinta-feira (18), em função de um problema na parte elétrica, a ETA precisou ser desligada; o abastecimento, no entanto, não foi comprometido em função do grande volume já reservado.

De acordo com Carlos Gimenez Zappia, o serviço foi paralisado na parte da manhã, mas com a maior velocidade no tratamento e distribuição conferida pelas novas estruturas – além da retomada de toda a estrutura de tratamento após seis meses de funcionamento parcial – foi possível ter reserva de 22 milhões de litros e não permitir a falta de água em qualquer das regiões da cidade. “Com certeza a estrutura permitiu que o abastecimento não fosse interrompido. O novo sistema vem nos garantindo o melhor funcionamento e um tratamento de qualidade”, disse.

O prefeito de Americana, Omar Najar, explicou que o trabalho que vem sendo feito no DAE permitirá projetar o consumo da cidade por muitos anos. “Estamos trabalhando e investindo para que o DAE seja capaz de abastecer um município de até 400 mil habitantes. Além dos decantadores, ainda estamos investindo para a construção de cinco novos reservatórios, na troca de rede, na construção de uma nova captação e no aperfeiçoamento dos serviços de manutenção. Não tenho dúvidas de que esse investimento valerá à pena e servirá à nossa cidade por muitos anos”, disse o chefe do Executivo.

Até a entrega dos novos decantadores, eram distribuídos 80 milhões de litros de água por dia, aproximadamente. Com a reforma, a ETA passou a gerar mais 2 milhões de litros de água por dia, podendo, se necessário, chegar a distribuir até 90 milhões por dia.

Os decantadores fazem parte do processo de tratamento da água, que chega da captação e passa pela calha Parshall, recebendo parte dos produtos químicos, segue para os floculadores e decantadores para a decantação das impurezas, passando pelos filtros e distribuição.  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE