Coleta Seletiva tem 60% de aumento em 2015

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste coletou 454,1 toneladas de resíduos recicláveis em 2015 no Programa de Coleta Seletiva. O balanço divulgado em dezembro pela Secretaria de Meio Ambiente aponta um aumento de 61,5 % em relação ao mesmo período do ano passado, com 281,2 toneladas coletadas.
O mês de julho apresentou aumento de 70% em relação ao mesmo mês em 2014, quando 40,9 toneladas foram coletadas ante 24 toneladas no mesmo período. Os meses subseqüentes mantiveram a boa média. Em agosto foram coletadas 38,5 toneladas, em setembro, 40,3 toneladas. Em outubro, 37,6 toneladas de resíduos foram coletadas e, em novembro, 29 toneladas.

Para o secretário de Meio Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro, 2015 foi marcado pelo desafio da mudança de hábito. 

O atual sistema de Coleta Seletiva em Santa Bárbara dispõe de dois caminhões realizando a coleta porta a porta além de contêineres específicos espalhados pelo município. Mais de 70% da área urbanizada é atendida e a meta da atual Administração Municipal é atingir 100% por meio de parcerias e ampliações dos serviços próprios.

Por meio do Programa de Coleta Seletiva, os materiais recicláveis podem ser transformados em matéria-prima para novos produtos ajudando a preservar os recursos naturais, melhorando a qualidade do meio ambiente e da vida das pessoas e resgatando a cidadania ao gerar renda para famílias carentes. Os materiais coletados são enviados à cooperativa Recicoplast (Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Reciclagem de Resíduos Sólidos de Santa Bárbara d’Oeste), responsável pela coleta e triagem dos resíduos), que os separa por tipo e envia às indústrias recicladoras, gerando trabalho para dezenas de pessoas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE