Edit

Coden promove treinamento de segurança

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a Coden Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, promoveu o treinamento anual e obrigatório sobre a NR33, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho que prevê a segurança e a redução dos riscos aos funcionários que exercem atividades em espaços confinados. Participaram da iniciativa 34 colaboradores das equipes de Água, Esgoto, Asfalto, Obras e Manutenção.

Segundo a NR33, espaços confinados são ambientes não projetados para ocupação humana de forma contínua, com entradas e saídas limitadas, ventilação insuficiente para remover agentes contaminantes e condições de deficiência ou enriquecimento de oxigênio. Esses espaços fazem parte do dia a dia das equipes operacionais da Coden, que realizam seu trabalho em poços de visita, valas, caixas de esgoto, caixas de água, entre outros locais.

Para o técnico de segurança e bombeiro civil que ministrou o treinamento, Paulo Roberto Semensato, os maiores riscos desse tipo de atividade são acidentes, intoxicação, alagamento, soterramento e engolfamento. “O objetivo deste treinamento é apresentar os parâmetros de segurança para os trabalhadores que desempenham a função de operadores e os que desempenham a função de supervisores nas ações em espaços confinados. Assim, estamos buscando o bem-estar e a saúde de todos no ambiente de trabalho”, afirmou.

Durante a iniciativa, que contou com aulas teóricas e práticas, também foi abordada a necessidade do uso de equipamentos de segurança, entre eles máscara, luvas, capacete, aventais, macacões e cinto de segurança. De acordo com dados da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Coden, nos últimos dois anos foi registrado apenas um caso de acidente grave na empresa, mas sem vítima fatal.

A Coden foi constituída em 1977 tendo como acionista majoritária a Prefeitura Municipal de Nova Odessa e com o objetivo inicial de construir obras públicas municipais. Em 1980, passou a ser a concessionária dos serviços de água e esgoto no município, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), primeiro órgão da prefeitura responsável pelo saneamento da cidade.

Em 2018, foram transferidos à Coden os serviços de manejo de resíduos sólidos. Em 2022, a empresa completará 45 anos de atividades.

Hoje, a Coden Ambiental é sinônimo de excelência em gestão e operação, alcançando índices de qualidade compatíveis aos de países de primeiro mundo: 98% da população de Nova Odessa é abastecida com água tratada, considerada uma das melhores da RMC (Região Metropolitana de Campinas); o índice de perda de água é referência regional por ser um dos mais baixos, ficando em apenas 28%; no que se refere ao esgotamento sanitário, 96% dos moradores são atendidos e 100% do esgoto coletado é tratado.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE