Coden planta 800 árvores

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa realizou esta semana o plantio de 800 mudas de árvores nativas e frutíferas em uma área às margens da Represa Recanto 3. O plantio, acompanhado pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, foi feito em parceria com a Coden (Companhia de Desenvolvimento) e faz parte das ações do Plano de Sustentabilidade Hídrica. 
O plantio foi realizado em uma propriedade particular às margens da represa Recanto 3 com objetivo de recuperar uma APP (Área de Proteção Permanente). “O proprietário do sítio conheceu nosso programa de Sustentabilidade Hídrica e quis participar”, explicou a assessora da Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Dagrela.

Segundo ela, as novas mudas ajudarão a recompor a área, já que formarão uma faixa de preservação no local. 
“Essa recomposição é muito importante pois evitará que sedimentos cheguem até a represa”, disse Fernanda.

O projeto é realizado em parceria com a Coden, que tem acompanhado todas as ações relacionadas ao Plano de Sustentabilidade Hídrica e que realizou parceria junto ao PCJ (Consórcio das Bacias dos Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí) para doação de mudas para o plantio.

Ao todo, Nova Odessa receberá cerca de 20 mil mudas, que serão plantadas até o final do ano em diversas áreas da cidade.

Secretária de Meio Ambiente, Carla Lucena destacou a importância da ação realizada esta semana. “?? um projeto que trará inúmeros benefícios para nossa cidade e vale ressaltar que vamos recuperar outras áreas também. Estamos investindo cada vez mais para nossa cidade continuar sendo, na prática, o Paraíso do Verde”, disse.

O prefeito Bill também destacou a proteção às nascentes e represas conquistadas através da iniciativa. “Estes plantios vão proteger nossas represas e mananciais, garantindo o nosso abastecimento”, afirmou.

PLANO PIONEIRO ??? O Plano de Sustentabilidade Hídrica de Nova Odessa tem como objetivo garantir a preservação de águas superficiais e subterrâneas, bem como para evitar casos de contaminação. A iniciativa cria o Fundo Municipal de Preservação de Recursos Hídricos, que será utilizado com a finalidade específica de proteger e recuperar a qualidade ambiental dos mananciais de interesse municipal e regional para abastecimento das populações atuais e futuras, à recarga d’água dos lençóis freáticos, bem como demais ações que visem garantir a sustentabilidade hídrica do Município de Nova Odessa.

Nova Odessa foi a primeira cidade do País a iniciar um programa de produção de água e proteção de mananciais, em busca de autossuficiência e da sustentabilidade hídrica, além de garantir segurança dos recursos. O projeto novaodessense está sendo levado pela AgemCamp a outros municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE