Coden instala contêineres nas ruas de Nova Odessa

A Coden, empresa responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos em Nova Odessa, instalou 35 contêineres para coleta de lixo em ruas e avenidas da cidade. Com capacidade para mil litros cada, as unidades foram posicionadas em pontos considerados críticos, onde moradores têm colocado sacos de lixo em calçadas, esquinas e cruzamentos, à espera da passagem dos coletores.

De acordo com o Departamento Técnico da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa, a iniciativa está prevista no contrato firmado com a Pass Ambiental, empresa responsável pela coleta no município, e tem o objetivo de dinamizar o serviço e organizar o descarte do lixo domiciliar e comercial no município.
O gerente técnico operacional da companhia, Rean Sobrinho, explica que a medida está em fase de testes. Por isso, ele avisa que pode haver remanejamentos e ampliação do número de contêineres, conforme a demanda do município. “Inicialmente, colocamos 35 unidades nas ruas, atendendo a pedidos de moradores e com base em levantamentos que fizemos. Se a eficiência for comprovada, vamos expandir para outros bairros”, afirma Sobrinho.
Os contêineres estão localizados no Centro, além dos bairros Jardim Bela Vista, Jardim Santa Rosa, Jardim Santa Luiza e Vila Azenha.
“Muitos moradores têm depositado lixo na rua. Alguns por não terem lixeira e outros por uma questão cultural. O problema é que essa prática pode provocar acidentes de trânsito, além de risco à saúde pública e o entupimento de bueiros e tubulações, causando alagamentos em períodos de chuva. A ideia é suprir essa necessidade e agilizar o trabalho dos profissionais que fazem a coleta”, explica o diretor técnico da Coden, Eric Padela.
O diretor explica que o uso de contêineres é comum em cidades da região. Segundo ele, os recipientes ajudam a organizar a coleta e têm sido grandes aliados na preservação do meio ambiente e da prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya, além de melhorar o visual e deixar as cidades mais limpas.
De acordo com a Coden, apenas lixo doméstico deve ser depositado nos contêineres. A companhia informa ainda que, durante o período de experiência, um fiscal fará o acompanhamento do uso dos contêineres, para eventuais orientações a moradores, esclarecimento de dúvidas e avaliação da necessidade de remanejamentos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE