Clube da Melhor Idade tem sessões de auriculoterapia

O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa retoma suas atividades nesta quinta-feira (1º), com novidade na programação: sessões de auriculoterapia. A técnica de acupuntura aplicada nas orelhas será mais uma aliada no controle da hipertensão arterial a partir da próxima terça-feira (6). Inicialmente, a terapia natural vai beneficiar os 200 hipertensos que participam de atividades oferecidas gratuitamente no Clube.

De acordo com a diretora do Clube, Cristiane Mareschi, as sessões serão realizadas às terças, dias dedicados aos participantes hipertensos. O projeto será desenvolvido pela farmacêutica voluntária Fernanda Francisco, que também é auriculoterapeuta.

?????s terças-feiras, nós já fazemos a aferição da pressão dos hipertensos. O Projeto ???Corpo e Mende e Equilíbrio??? vai complementar esse acompanhamento e o tratamento que eles já fazem com o médico???, explica Cristiane. As sessões serão planejadas conforme os sintomas apresentados e o histórico médico de cada um. ???Dados científicos comprovam que a auriculoterapia dá resultado. Principalmente se a hipertensão for emocional, porque, nesse caso, se trata o ponto específico da emoção, que causa a elevação da pressão???, afirma a diretora do Clube.

Segundo Cristiane, os participantes serão monitorados durante as dez primeiras sessões para a avaliação dos resultados da terapia. No Brasil, a hipertensão atinge 30 bilhões de pessoas. Metade dos casos é assintomática. A doença é um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e do mundo e responsável pelo desencadeamento de doenças como infarto e AVC (acidente vascular cerebral).

Para a primeira-dama Andréa Souza, presidente do Fundo Social de Solidariedade, a auriculoterapia será importante para a melhora da qualidade de vida dos participantes. ????? mais um projeto criado para ampliar o leque de atividades focado na plenitude da saúde dos frequentadores???, define Andréa, idealizadora do Clube.

Também conhecida como auriculoacupuntura, a auriculoterapia terapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas. Segundo a técnica, o corpo humano pode ser representado na orelha. Assim, cada ponto está ligado a um órgão específico e, por meio do estímulo, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas.

Além da auriculoterapia, a programação do Clube da Melhor Idade inclui ginástica localizada, hidroginástica, natação, yoga, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio, além de jogos de mesa (dama, truco e dominó). Atualmente, são mais de dois mil idosos cadastrados e aptos a frequentar as modalidades oferecidas gratuitamente.

Para se inscrever nos cursos, é preciso ter ao menos 55 anos e estar matriculado no Clube, que fica na Rua Heitor Penteado, 199, no Centro. O telefone de contato é o 3476-6053.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE