Cinco cidades de SP para tornar um relacionamento mais sério

Americana, Holambra, São Francisco Xavier, Paranapiacaba, Peruíbe. Essas cidades dizem alguma coisa a você? Em comum, todas elas cercam a capital São Paulo, não exigem mais do que duas ou três horas na estrada e são locais ótimos para tornar um relacionamento mais sério – alguns, quem sabe, até com um um anel de compromisso.

Com a chegada do Dia dos Namorados, no mês que vem, os casais de namorados, ficantes, pretendentes ou em vias de assumir alguma relação amorosa definitiva começam a pensar em formas de presentear e, em alguns casos, de avançar alguns passos em seus relacionamentos.
Nos Estados Unidos, há até alguns dados que relacionam os pedidos de casamento, por exemplo, com o Valentine’s Day, o dia dos namorados mundial. Em 2015, segundo a rede de divisas American Express, 40 milhões de pessoas no país responderam uma pesquisa da empresa dizendo que estavam planejando pedir a mão dos seus amados ou amadas na data comemorativa daquele ano. Os dados ainda mostraram que 76% dos estadunidenses estavam guardando dinheiro para comprar um anel de compromisso e entregar naquele 14 de fevereiro.
Nos EUA, aliás, o pedido – quando resulta em final feliz – tem até uma expressão famosa: ???She said Yes??? (Ela disse sim) ou ???He said Yes??? (Ele disse sim), cujos vídeos que viralizam na internet sempre trazem ideias criativas sobre como fazer a pergunta especial. Em 2015, um homem aproveitou a data para escrevê-la usando os famosos bloquinhos que Mário Bros, do famoso jogo japonês de mesmo nome, precisa pular para avançar as etapas do game. Ela, para felicidade do rapaz e dos internautas, ???said yes???.
Quem mora em São Paulo ou no interior do Estado, porém, pode viajar para algumas cidades próximas que oferecem todo o ambiente necessário para o tão esperado pedido de casamento, de namoro ou para tornar uma amizade mais colorida. A seguir, mostramos alguns conselhos.
AmericanaPara os casais mais religiosos, a cidade de Americana (37 km de Campinas e 130 km de São Paulo) é uma opção pouco explorada e recomendável. A principal atração da cidade, e um lugar bonito para o pedido, é a Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, o maior templo católico de estilo neoclássico do país. O próprio nome da igreja é uma referência à igreja do mesmo santo e que foi construída no século XIII, em Pádua, na Itália.
Ela começou a ser construída nos anos 1950, mas só foi concluída em 1977, e contou com o financiamento dos fiéis católicos da cidade, que queriam um templo maior para suas missas. Diversos componentes do prédio foram trazidos da Europa, como os vitrais alemães, belgas e franceses e os pintores dos afrescos, ???exportados??? da Itália, Pedro e Uldorico Gentilli, que também esculpiram algumas peças que fazem parte do mobiliário da basílica.
Holambra
A cidade de Holambra (51 km de Limeira e 135 km de São Paulo) é um destino mais famoso e até clichê dos apaixonados, mas não perde seu charme. Conhecida pela presença maciça de imigrantes holandeses e pelo festival de flores que acontece entre agosto e setembro e reúne até 300 mil visitantes, ela segue sendo um lugar agradável para ir mesmo fora da temporada, quando as ruas chegam a ficar vazias. Talvez seja ideal para admiradores da arte e da natureza.
O estudante Ricardo Ladeira, por exemplo, aproveitou um final de semana comum para levar Natália, hoje sua namorada, até Holambra, para pedí-la em namoro. ???Ela não imaginava que era tão bonito???, comemora. Eles estão juntos desde 2012. ???Talvez tenha dado sorte, porque agora estamos falando em casar. Quem sabe eu peça ela lá de novo???, completa.
Holambra tem diversos locais para visitar, como o Museu Histórico e Cultural e o Moinho Povos Unidos, mas, ao contrário de Americana, a cidade em si já serve como cenário para avançar no relacionamento: as casas coloridas, os canteiros ainda floridos e os espaços a céu aberto dão uma aura romântica e, dependendo do dia, até de exclusividade.
São Francisco XavierLocalizada na região mais alta da Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier (60 km de São José dos Campos e 150 km de São Paulo) é outra cidade que nos últimos anos adquiriu fama pelo seu romantismo. Aos casais que gostam de comidas típicas, bebidas e um clima intimista à noite, essa é a melhor dica para o Dia dos Namorados – e para quem está se planejando para o pedido especial.
A praça da Igreja de São Francisco, no centro do município, costuma ser o ponto mais badalado após o pôr do sol: há música ao vivo e restaurantes com cartas de bons vinhos, assim como a Rua XV de Novembro e o Largo São Sebastião, onde estão alguns dos principais lugares para comer. Outra vantagem dos estabelecimentos é que quase todos aceitam a presença de cães e gatos – os chamados pet friendlys. 
Apesar dos atrativos noturnos, São Francisco Xavier também tem cachoeiras, trilhas e mirantes além do comércio de frutas e legumes diretamente dos sítios dos agricultores que rodeiam a cidade. Algumas pousadas ficam localizadas exatamente no pé das montanhas, o que aumenta o frio e, assim, a ???necessidade??? de ficar juntinho.
ParanapiacabaPouca gente costuma colocar a minúscula comunidade inglesa situada na Serra do Mar, entre o litoral paulista e a região da capital, como um destino romântico. Mas é. A neblina constante, os trens abandonados da antiga estação de trem, as casas de madeira escura e as ruas vazias dão uma aura que muitas pessoas gostam e procuram. ???Tem uma beleza não explorada???, acredita a advogada Thais Changa, que descobriu Paranapiacaba há alguns anos e, desde então, frequenta o local com a namorada, Iana.
Ao contrário das outras dicas dessa lista, Paranapiacaba não é uma cidade, mas uma região sob administração de Santo André, apesar da distância (47 km do centro do município do ABC e 61 km de São Paulo). Construída ainda no século XIX pela São Paulo Railway, a companhia ferroviária inglesa que operava o ramal entre a capital e o litoral, servia também como abrigo de maquinistas e suas famílias, além de um pátio para os trens em viagem. Em sua época áurea, chegou a ter salão de espetáculos, clube recreativo e uma capela pujante. Tudo ainda está lá, apesar de não ser usado mais para seus fins originais. O clima também é bem diferente das praias de Santos ou da zona urbana de São Paulo: a média anual não passa dos 17°C. Ou seja: é frio. 
Apesar das trilhas e até algumas cachoeiras próximas, ir a Paranapiacaba para pedir alguém em casamento ou namoro exige um planejamento logístico mais trabalhoso: o caminho pode ser feito de trem, desde que se consiga comprar o ingresso com antecedência pelo site da CPTM, que opera a linha, ou de carro, dependendo das condições do clima. De qualquer forma, é um destino bonito para o pedido – ainda mais se for em frente ao relógio da estação, uma réplica reduzida do Big Ben, de Londres. 
PeruíbeApesar das dicas no interior do Estado e algumas voltadas para aproveitar a brisa do outono e o frio do inverno, é impossível negar que pedir alguém em casamento, namoro ou se declarar para um amigo(a) em frente ao mar sempre preservou sua beleza. Não à toa, tudo pode ser feito com os pés na areia: desde o pedido até o casório em si. Se for o seu caso, a recomendação é Peruíbe (80 km de Santos e 137 km de São Paulo).
Por ser a última praia do litoral sul paulista antes da Juréia, um vasto parque de preservação ambiental que se estende até o Paraná, a cidade costuma ser mais vazia que as vizinhas Mongaguá e Itanhaém, e mais acolhedora que as famosas Praia Grande e São Vicente. Alguns frequentadores garantem que também é a mais bonita. ???Chega a lembrar o Rio de Janeiro???, diz a estudante de Jornalismo Ana Carolina Nakata.
A referência é por causa do Morro de Peruíbe ou Morro do Guaraú, um pico montanhoso de 600 metros acima do nível do mar que pode ser visto de qualquer lugar da cidade. Além das praias da cidade, há pequenas descobertas possíveis, como a Prainha, de ondas tranquilas e cor de verde, acessível pela estrada construída dentro do morro, e a Cachoeira do Perequê, há cerca de 20 km do centro do município. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE