Ciep Praia Azul faz feira “Escola Empreendedora”

Aproximadamente 800 alunos do Ciep da Praia Azul vão participar da feira “Escola Empreendedora” das 18h às 20h30 desta segunda-feira (26). Os produtos e serviços oferecidos vão de temperos naturais a ecopapelaria. Toda a comunidade escolar foi convidada a participar.

“A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espirito de coletividade”, disse a diretora da escola, Sueli Beraldo. A feira foi dividida por séries: o 1º ano trabalhou, “O Mundo das Ervas Aromáticas”; o 2º, “Temperos Naturais”; o 3º, “Oficina de Brinquedos Ecológicos ??? Recriando e Brincando”; o 4º, “Locadora de Produtos”; o 5º, “Sabores e Cores ??? Culinária Natural”; 6º, “Ecopapelaria”; 7º, “Artesanato Sustentável”; 8º, “Empreendedorismo Social e o 9º, Novas Ideias, Grandes Negócios”.
“Para a escola foi positivo este projeto no sentido de trabalhar com os alunos a questão do investimento financeiro e compreensão sobre comercialização dos produtos. O importante foi ter despertado neles o sentimento empreendedor”, afirmou a pedagoga do Ciep, Gisele Gasparini. O projeto, “Jovens Empreendedores Primeiros Passos, o JEPP”, coordenado pelo Sebrae, passou primeiro pela formação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Americana.
O objetivo do projeto do SEBRAE é levar às crianças, por meio das matérias já inclusas no currículo escolar e, de maneira lúdica, o empreendedorismo. Neste primeiro ano o curso atendeu cerca de 2 mil alunos entre 6 e 14 anos, que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ciep da Praia Azul, Ciep da Cidade Jardim e Caic. O projeto piloto atendeu, inicialmente, a estas três escolas. De acordo com a Secretaria de Educação, o motivo da escolha dessas escolas é atender regiões de vulnerabilidade social.
A professora de Português, Marcia Santiago, trabalhou com os alunos dos 7º anos a questão dos “temperos naturais”. “Como muitos alunos já reciclam na sua casa tive mais facilidade de estar trabalhando com material sustentável. Eles ficaram muito motivados”, disse a professora. Em sua sala vão ficar expostos e vendidos pelos alunos, mandalas, panos de prato, imãs de geladeira, artesanato com pirógrafo, pulseiras, skate de dedo e porta treco. “O projeto é bem criativo no desenvolvimento do produto. Foi interessante, algo que não tinha feito em minha vida”, afirmou o aluno, Gabriel do Prado, de 12 anos de idade.
O professor de Ciência, Mêncio Toledo, dos 8º anos, ficou na sala de “Empreendedorismo Social” e seus alunos produziram sabão ecológico. “Foi importante eles participarem. Como são novos fizemos adaptações para a idade deles, pois queríamos aproveitar a filosofia, o pensamento crítico e a facilidade de trabalhar em equipe. Isso leva um aprendizado para os desafios da vida”, ressaltou o professor. Em suas aulas os alunos aprenderam a fazer o sabão ecológico a partir do óleo. “Depois discutimos como fazer uma embalagem, como vender, quantidade, preço e a questão de marketing”, disse. O sabão em barra será vendido a 2 reais na feira e o sabão em pó (sabão granulado) a um real. “Desta forma evitamos que o óleo contamine o meio ambiente. ?? ensinamento para o resto da vida”, concluiu.
JEEP
O curso é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. Ele procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE